Mítica aldeia rural às portas de Albufeira ganha protagonismo

ouvir notícia

Paderne é uma das mais antigas aldeias do concelho de Albufeira, conservando ainda muitas características rurais. A própria malha urbana ainda é herança da Baixa Idade Média

A cerca de dez quilómetros da capital do turismo, existe um segredo mal guardado para os amantes das aldeias portuguesas. Paderne, de seu nome, é uma pequena aldeia – mítica e maravilhosa – em pleno barrocal algarvio, cujo castelo em ruínas é um dos sete que estão representados na bandeira de Portugal. Esta aldeia é a primeira finalista do Algarve no concurso “7 Maravilhas de Portugal”. As outras que ainda têm possibilidades de chegar à final são Alte (Loulé), Estoi (Faro), Ferragudo (Lagoa) e Bordeira (Aljezur)

A categoria de ‘Aldeias Rurais’ do concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias” foi votada no passado domingo, durante uma gala emitida pela RTP, em Paderne. Esta pequena aldeia do interior do concelho de Albufeira foi uma das mais votadas pelo público, juntamente com Sistelo (concelho de Arcos de Valdevez), e passou à fase de votação final. Por seu lado, a aldeia de Cachopo, em Tavira, que estava nomeada na mesma categoria, não conseguiu reunir os votos suficientes e ficou pelo caminho neste concurso, que tem como objetivo distinguir as aldeias mais bonitas de Portugal. O mesmo aconteceu com os restantes concorrentes nesta categoria: Alegrete (Portalegre), Casal de S. Simão (Figueiró dos Vinhos), Faial (Santana/Madeira) e Manhouce (São Pedro do Sul).

As emoções foram ao rubro no final da gala de domingo, quando Catarina Furtado e José Malato anunciaram que Paderne é uma das aldeias finalistas

A votação nas 49 aldeias a concurso começou a 9 de julho com a gala das ‘Aldeias Ribeirinhas’, onde o Algarve não tinha nenhuma aldeia representante. Dornes (concelho de Ferreira do Zêzere) e Santa Clara-a-Velha (Odemira) foram os vencedores e passaram à final. Agora, juntaram-se Paderne e Sistelo, sendo que o concurso vai continuar a decorrer, com a realização de mais cinco galas nas próximas semanas. Cada categoria é composta por sete aldeias, sendo que as duas mais votadas passam à final em cada gala.

- Publicidade -

As aldeias da região algarvia que ainda têm possibilidades de ganhar protagonismo nas “7 Maravilhas das Aldeias de Portugal” são Alte (Loulé), que está na categoria de ‘Aldeias Autênticas’, Estoi (Faro), que concorre na categoria de ‘Aldeias Monumento’, enquanto Ferragudo (Lagoa) está na categoria de ‘Aldeias do Mar’ e Bordeira (Aljezur) na categoria de ‘Aldeias em Áreas Protegidas’…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 20 DE JULHO)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.