“Momentos fantásticos com património” no castelo de Aljezur

ouvir notícia

.

O castelo de Aljezur vai ser palco, no próximo sábado (15), da iniciativa “Momentos Fantásticos com Património: Lugares Falados em Comum”. Este evento, promovido pela associação Vicentina para o programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM 2017), da Direção Regional de Cultura do Algarve, “pretende contribuir para a afirmação da interculturalidade resultante da presença do cruzamento de povos e culturas, através da dinamização de atividades multidisciplinares com uma forte componente cultural, criativa e educativa”.

O programa inicia-se pelas 17h00, com “Lugar do Passado e do Presente – Que lugar é este?” – uma caminhada interpretativa pelo centro histórico de Aljezur, onde se propõe uma reflexão em torno da cultura, identidade e do património, e qual o seu contributo e papel nos “Lugares de Globalização”. O ponto de encontro será junto ao mercado municipal.

O Chá das 5 – Grupo de Leitura Teatral, terá início pelas 18h30, no castelo de Aljezur. Esta é uma criação de Neusa Dias, Paula Gonçalves, Cristina Chafirovitch, Inês Cardoso e Marta Gorgulho, acolhida pela Rizoma Lab. Neste programa, dedicado ao tema “Lugares da Globalização”, textos de teatro desafiam-nos a pensar sobre as forças e poderes da globalização em países outrora colonizados por Portugal. O público será convidado a participar, quer sejam crianças, jovens ou adultos que pretendam fazer parte do espetáculo e experienciar a possibilidade de interpretar personagens. Será apresentado o texto de “As Orações de Mansata” de Abdulai Sila, escritor natural da Guiné-Bissau.

- Publicidade -

Já pelas 20h30, está prevista a apresentação do conto dançado “Milho por Peixe”, um projeto de Arantxa Joseph, que privilegia a interação com o público, e que tem como ponto de partida as danças do continente africano e os contos e fábulas tradicionais das sociedades da sua costa ocidental.

A partir das 18h00 estará assegurado o serviço de comida e de bebida junto ao recinto do castelo de Aljezur.

“Momentos Fantásticos com Património: Lugares Falados em Comum” irá acontecer ainda na fortaleza de Sagres, no dia 23 de setembro.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.