Moncarapacho: Universidade Sénior, um exemplo da educação para a cidadania

ouvir notícia

.

A Casa do Povo do Concelho de Olhão, sediada na localidade de Moncarapacho, é, com os seus quase 2 mil sócios, um exemplo de envolvimento e cidadania que cruza as mais diversas valências, sendo um polo de atração das suas gentes e de toda a vizinhança.

Além das iniciativas ligadas diretamente à área social, entre as quais os acordos com o Banco Alimentar e com grandes superfícies comerciais, bem como a distribuição semanal de legumes e fruta por cerca de 50 famílias, desenvolve diversas atividades para a população em geral, com aulas que vão desde defesa pessoal a pilates, passando por “PNF-CHI”, dança escocesa, zumba e a atividade “Vida Com Ritmo”.

Trata-se de um trabalho que foi crescendo e sendo diversificado pelo sonho de uma equipa e do voluntariado de muitos sócios. Um dos últimos sonhos cumpridos pelo presidente da instituição, Joaquim Fernandes, foi a criação de uma Universidade Sénior que vai no segundo ano letivo.

- Publicidade -

A Universidade Sénior de Moncarapacho conta com 17 professores qualificados e com cerca de 60 alunos, que frequentam as “cadeiras” de Francês, Inglês, Cultura Geral, História de Portugal, Sociedade e Cidadania, Português, Psicologia, Saúde/Biologia, Informática, Artes Manuais, Reciclagem de Materiais, Música, Teatro e Português para Estrangeiros.

O grande objetivo da iniciativa é “dinamizar e tornar os dias mais ativos dentro da classe sénior, promovendo atividades de envolvimento intelectual e físico”, explica Mónica Amaro, coordenadora da Universidade Sénior de Moncarapacho.

O projeto pretende ainda “contribuir para a atualização do conhecimento, transmitindo-o numa linguagem acessível a todos, ao mesmo tempo” e procura ainda “privilegiar a experiência adquirida pelos alunos durante o desempenho das suas atividades profissionais”, acrescenta a mesma responsável.

“Os objetivos da educação não formal têm por objetivo a educação para a cidadania, ou seja, a educação para a justiça social, para a liberdade, igualdade e democracia, contra a discriminação, pelo exercício da cultura e para a manifestação das diferenças culturais”, explica Adelino Nogueira Vaz, professor de Cultura Geral naquela entidade.

A Universidade Sénior de Moncarapacho é membro da RUTIS (Associação Rede Universitária da Terceira Idade), uma instituição de utilidade pública representativa das universidades para a terceira idade (UTI), também denominadas universidades seniores.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.