Monchique adere ao programa de conforto habitacional para idosos

ouvir notícia

O presidente da câmara de Monchique, Rui André, e o diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Arnaldo Tainha Oliveira, assinaram, no passado dia 14 de julho, o protocolo “Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas”.

Este programa visa o combate à pobreza e à exclusão dos cidadãos mais idosos dos espaços rurais. “Reconhecendo que existem habitações sem o mínimo de condições, constituindo este um dos fatores de institucionalização dos idosos, é peremptório o investimento numa melhoria habitacional da população idosa, que permitirá prolongar o tempo de permanência na sua habitação, fomentando a qualidade de vida, assim como, a prevenção de acidentes domésticos e de possíveis custos de despesas de saúde e de situações de dependência”, adianta em comunicado a autarquia.

Ainda de acordo com a câmara de Monchique, “a qualificação habitacional traduz-se numa intervenção a realizar ao nível do edificado, nomeadamente: melhoramentos na cobertura, paredes e caixilharia, criação de espaços funcionais, adaptações que facilitem a acessibilidade à habitação e melhoramentos e ou adaptações inerentes ao espaço habitacional, e ao nível do equipamento, nomeadamente mobiliário e eletrodomésticos”.

- Publicidade -

“Esta requalificação é adaptada à situação da pessoa idosa, em que a requalificação se torne indispensável à sua mobilidade e conforto”, continua o comunicado, acrescentando que está previsto no protocolo um investimento global superior a 31 mil euros. Cada projeto contará com o montante máximo de 3.500 euros, o que integrará nove projetos na totalidade.

“Tendo presente que a população dos espaços rurais do Município é uma população maioritariamente envelhecida, a câmara municipal de Monchique reconhece que a sua população é público-alvo para a aplicação do referido programa, pelo que considera o considera uma mais valia, uma vez que vem complementar e ampliar a resposta social, já preconizada pelo regulamento municipal para a concessão de apoio a estruturas sociais desfavorecidas ou dependentes”, conclui a autarquia.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.