Monchique aumenta bolsas de estudo para alunos carenciados

.

O município de Monchique vai atribuir este ano 37 bolsas de estudo a alunos do ensino superior, num investimento anual superior a 90 mil euros. O presidente Rui André assume que, na atual crise, esta é uma prioridade da autarquia na área social

As bolsas são atribuídas a alunos residentes no concelho que não dispõem de meios suficientes para suportarem os encargos inerentes à frequência do ensino superior. Ao longo de 10 meses, é concedida uma verba mensal que pode rondar os 240 euros (metade do salário mínimo nacional), perfazendo cerca de 2.400 euros por ano.

Este ano, o município vai atribuir 90 mil euros em bolsas de estudo para alunos do ensino superior, mais dez mil euros do que no ano anterior.

A proposta partiu do próprio presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, que salienta a importância desta medida. “No atual momento de grave crise económica e financeira que o país atravessa, o apoio às famílias mais carenciadas ganha uma importância social acrescida ao facilitar o acesso a áreas essenciais da vida”, realça o autarca, frisando que, “na educação, as dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares, constituem um sério obstáculo ao prosseguimento dos estudos por parte dos jovens”.

Assim, num município com características rurais, como é o caso de Monchique, “a autarquia sentiu ainda mais a necessidade de responder afirmativamente ao desafio de apoiar e comparticipar via bolsas de estudo os alunos do ensino superior”.

A Câmara Municipal de Monchique acentua ainda que assumiu como “prioridade” o apoio direto aos estudantes do ensino superior na sua componente social, tendo aumentado o número de bolsas concedidas, passando de 19 bolsas no ano 2008/2009, para 26 em 2009/2010 (já com o novo executivo em funções), 30 em 2010/2011, 34 em 2011/2012 e para 2012/2013 foram aprovadas 37 bolsas (100 por cento dos candidatos elegíveis de acordo com o regulamento em vigor).

Advertisements

pub

 

Advertisements
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste