Monchique chora a morte de José Rosa Sampaio

ouvir notícia

O concelho de Monchique está de luto pela morte de José Rosa Sampaio. Este professor aposentado e investigador de história local, natural de Monchique, faleceu na passada quinta-feira, aos 69 anos, devido a doença prolongada. O velório decorre esta sexta-feira, dia 21, a partir das 18h30, na igreja da Misericórdia de Monchique, e as cerimónias fúnebres realizar-se-ão no próximo sábado, dia 22 de junho, na igreja matriz de Monchique, às 16h00.

“O José Rosa Sampaio fará eternamente parte da história do nosso concelho, que escreveu de forma empenhada na sua vasta obra que agora nos deixa”, escreveu o presidente Rui André nas suas redes sociais.

O autarca acrescenta ainda que José Rosa Sampaio era, “acima de tudo, um homem bom que esvaía pela tinta da sua caneta o enorme amor e dedicação a Monchique e às suas gentes, que hoje choram a sua partida”.

- Publicidade -

A última obra editada pelo professor, que residia em Portimão, foi a “Monografia do Alferce – A sua história, as suas gentes e o seu encanto”, no passado dia 1 de maio, quando já estava doente e, por isso, esteve ausente da sessão.

O Jornal de Monchique, onde José Rosa Sampaio colaborava regularmente, transmitiu as palavras da prefaciadora do livro, Maria João Raminhos Duarte, sobre o investigador: “José Rosa Sampaio é a prova de que não é preciso ser um académico, como eu, para fazer história. A história é trabalhar muito, que é o que ele faz. É o historiador por excelência de Monchique, com grandes contributos para Portimão e para Silves”, disse, apelando para que “um dia alguém deste concelho tenha a sabedoria de fazer uma edição das obras completas de José Rosa Sampaio, porque muita da sua investigação encontra-se em pequenos opúsculos que ele fez a custo próprio”.

Livros, poemas, textos e trabalhos

José Rosa Sampaio, que também foi um antigo combatente em Angola (1971-1973), na Companhia de Caçadores 3413, deixa uma vasta bibliografia de livros, poemas, textos e trabalhos de investigação.

“O néctar dos dias”, “Os transportes públicos em Monchique”, “As comemorações dos Santos Populares no concelho de Monchique através dos tempos”, “A justiça em Monchique em tempos passados”, “Contributo para a história da Santa Inquisição em Monchique”, “O tempo das cavalgaduras”, “As artes dos metais no Concelho de Monchique”, “Os portimonenses na Grande Guerra de 1914-1918”, “Capadores ou castradores no concelho de Monchique”, “Monchiquenses na Guerra Colonial (1961-1974): mortos em campanha e outros heróis” são apenas algumas das obras da sua extensa bibliografia.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.