Monchique concretiza sonho de tratar esgotos

ouvir notícia

“Esta era uma aspiração muito antiga para todos os monchiqueiros. Hoje cumpre-se um sonho.” Foi desta forma sentida e emocionada que o presidente da câmara de Monchique, Rui André, referiu-se à entrada em funcionamento da estação elevatória das Caldas de Monchique, na semana passada, que permite ligar a rede de saneamento de Monchique à rede das Águas do Algarve.

“Vamos começar a tratar os nossos esgotos em estação de tratamento adequada e dimensionada para responder ao nosso principal objetivo, que é ser diferenciadores na oferta de um turismo de natureza, saúde e bem estar e para isso, era fundamental ter os nossos esgotos tratados”, acentuou Rui André na cerimónia de inauguração.

A ocasião serviu também para o autarca apresentar as obras planeadas para os próximos dois anos, que mostram a intenção do município em aumentar a rede de saneamento e de abastecimento de água, “no caso da primeira em mais 36% e no segundo caso em mais 19%, tentando ter uma cobertura no concelho que ascende a mais de 90%”. Estas obras ascendem a mais de 4,7 milhões de euros e deverão estar concluídas em 2013.

- Publicidade -

O secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, deslocou-se a Monchique para perceber a dimensão das intervenções e o seu impacto na vida da população local. No final da visita, o governante disse que “Monchique já merecia há muito a ligação da sua rede à das Águas do Algarve em termos de tratamento de esgotos”.

“Não se pode querer ser um concelho que aposte no turismo de natureza e ter os seus esgotos a despejar nos seus cursos de água”, realçou o secretário de Estado do Ambiente, destacando o “esforço enorme” do município de Monchique em resolver esta situação.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.