Monchique cultiva o gosto pela tradição este fim de semana

ouvir notícia

Um dos maiores acontecimentos anuais da serra algarvia está prestes a acontecer. É Feira dos Enchidos Tradicionais de Monchique, que já vai na sua 18ª edição. De ano para ano, os produtores locais dão a experimentar a milhares de visitantes o verdadeiro gosto da tradição, dos enchidos ao medronho, passando pelo mel e os doces típicos. Quim Barreiros também não vai faltar…!

 

Os dias 5 e 6 de março vão ser de festa rija em Monchique, com a realização da 18.ª edição da Feira dos Enchidos Tradicionais, o único certame deste tipo que se realiza anualmente no sul do país.

- Publicidade -

O evento, considerado uma das principais mostras gastronómicas do Algarve, é organizado pela câmara de Monchique e decorre numa tenda instalada no heliporto municipal. A inauguração oficial da feira está marcada para as 11h00 de sábado.

Ao todo, são mais de meia centena os expositores locais que apresentam os seus produtos serranos e artesanais, dos quais se destacam, naturalmente, os enchidos derivados da carne de porco preto e produzidos segundo os métodos outrora utilizados na região.

“Nesta feira, os visitantes podem experimentar o verdadeiro gosto da tradição, através dos já reconhecidos enchidos, do excelente medronho e do mel da região, da singularidade do artesanato local, dos deliciosos doces e dos pratos típicos que enriquecem a gastronomia local tradicional, confecionados à base de carne de porco preto”, destaca a organização, abrindo o apetite para mais uma grande festa na serra de Monchique.

Quim Barreiros garante animação musical

Mas a edição 2011 da Feira dos Enchidos Tradicionais de Monchique tem guardadas outras atrações, nomeadamente na área da animação musical. No sábado, às 21h30, o recinto da festa será animado com um concerto de Quim Barreiros, enquanto, no domingo, às 19h00, atua a banda 7 Saias. Durante os dois dias, ocorrerão ainda ações de animação com a Farra Fanfarra.

Com esta iniciativa muito ligada às raízes da serra e ao mundo rural, a câmara de Monchique pretende continuar a “recuperar e promover as especificidades locais – as tradições, o artesanato e a gastronomia – apostando na promoção de um turismo sustentável em espaço rural”.

Os milhares de visitantes que “invadem” anualmente o concelho de Monchique durante este fim de semana, além dos espetáculos musicais, procuram presuntos, chouriços, morcelas, farinheiras, entre muitos outros produtos serranos. Há também muitas pessoas em busca de pão caseiro, mel, aguardente de medronho e doçaria tradicional.

O destaque do certame deste ano vai ainda para a realização de uma mostra gastronómica, quer conta com a adesão de oito restaurantes do município (“Fonte dos Chorões”, “Charrette”, “Palmeirinha dos Chorões”, “Teresinha”, “Jardim das Oliveiras”, “Luar da Fóia”, “Paraíso da Montanha” e “O Parque”).

Gastronomia monchiquense em destaque

A ideia, adianta a organização, “é promover a singularidade da gastronomia monchiquense”, como “um fator de atração inegável no contexto regional, que importa explorar cada vez mais e melhor”.

A Feira dos Enchidos Tradicionais é uma iniciativa promovida e organizada pela câmara de Monchique, com o apoio da Direção de Serviços Veterinários da Região do Algarve, Direção Regional de Agricultura do Algarve, Associação dos Produtores de Enchidos de Monchique, Turismo do Algarve, Caixa Geral de Depósitos, Caixa de Crédito Agrícola do Algarve, Delta Cafés e Águas de Monchique.

“Os sabores de outros tempos, o programa gastronómico, e a animação musical irão certamente constituir motivo para uma visita a Monchique , nos dias 5 e 6 de março, convida a autarquia. 

 

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.