Monchique dispara com seis novos casos devido ao surto no IPO

ouvir notícia

O concelho de Monchique está agora com seis casos de covid-19, devido ao surto que teve origem no IPO (Instituto Português de Oncologia), em Lisboa, há cerca de uma semana, disse ao JA o presidente da Câmara local, Rui André.

O início do surto naquele concelho “deveu-se ao episódio de uma doença oncológica de uma senhora residente em Monchique num tratamento em Lisboa que resultou na infeção dessa pessoa. Depois o vírus propagou-se à família, há seis pessoas infetadas em duas casas”, precisou o autarca.

- Publicidade -

De acordo com a mesma fonte, neste momento já foram testados todos os elementos das duas famílias e os contactos próximos, e, à parte as seis infeções detetadas (a doente oncológica e cinco familiares próximos) todos os testes deram negativo.

Segundo Rui André, as pessoas infetadas estão assintomáticas e confinadas aos seus domicílios, onde deverão permanecer pelo período de duas semanas, acompanhadas pelas autoridades sanitárias do concelho.

Estes casos interrompem um longo período durante o qual aquele concelho do interior algarvio não teve infeções ativas.

De resto, até agora, Monchique tinha sido dos concelhos mais poupados à pandemia, com apenas um caso registado, logo aquando dos primeiros casos na região, que ocorreram no concelho de Portimão.

O único caso registado era mãe de um aluno do professor da escola Manuel Teixeira Gomes  que foi a primeira vítima mortal. Esse aluno terá depois infetado a mãe, residente em Monchique. Contudo, a senhora infetada foi depois para uma casa que possui em Portimão, onde fez a sua quarentena e depois voltou para a casa de Monchique.

“Essa pessoa já recuperou e depois voltou ao trabalho. É um caso arrumado já há meses”, concluiu Rui André.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.