Monchique: Este ano já abriram doze unidades em espaço rural

ouvir notícia

Entre 2009 e 2015 foram licenciadas mais de 40 unidades na serra de Monchique. Doze foram inauguradas desde o início deste ano

O concelho de Monchique tem feito uma grande aposta no turismo rural e de natureza, surgindo anualmente novas unidades um pouco por todo o seu território. Desde o início do ano já abriram 12 novas unidades, o que representa mais 200 camas neste concelho que não tem praias, mas que oferece ar puro e paisagens deslumbrantes. Para o presidente da câmara, Rui André, a aposta estratégica neste setor deve ser complementada no futuro com “mais investimentos”, sobretudo na área da animação turística

 

O concelho de Monchique, um dos mais desertificados e envelhecidos do país, está a apostar forte no turismo rural, já que, para além da imponência da natureza, o concelho tem um conjunto de casas devolutas e de segundas residências que podem hoje ser facilmente transformadas em negócio de alojamento local/turismo rural, que constitui uma nova oferta de alojamento turístico.

- Publicidade -

Em 2015, segundo adianta a autarquia local, já abriram 12 novas unidades neste setor, sendo que a retoma da economia e o aumento da procura turística estão a entusiasmar os empresários que investem em novos projetos.

Ao todo, entre 2009 e 2015, foram licenciadas mais de 40 unidades no território de Monchique, divididas entre 30 alojamentos locais e 11 de turismo em espaço rural, sendo um de agroturismo.

Já na semana passada, o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, visitou o concelho algarvio para inaugurar diversas unidades de turismo em espaço rural, evidenciando desta forma o potencial de Monchique nesta área, que está em franco crescimento.

O presidente da câmara municipal, Rui André, realçou a “aposta estratégica” do município na área do turismo, que está a ser acompanhada com “investimentos privados por parte de empresários e jovens, todos empreendedores, que constituem casos de sucesso na promoção do desenvolvimento económico local”.

“Quer a aposta estratégica do município, quer o investimento dos privados neste segmento, transformam completamente a realidade de um concelho que há bem pouco tempo era apenas um território onde o turista passava, mas não permanecia, salvo raras exceções”, referiu o autarca.

Autarca pede mais investimento na animação turística

Após a inauguração das novas unidades de turismo rural, Rui André disse que a próxima prioridade deverá ser “reforçar a animação turística” no concelho.

“É importante agora, após a conclusão destas infraestruturas e outras estratégias de reforço da animação turística, como é exemplo os percursos pedestres sinalizados ou o Parque Aventura da Fóia, que mais investimentos possam surgir no futuro, na área da animação turística, para que esta seja uma forma de fixar pessoas no território, gerar emprego e criar riqueza”, sublinhou o autarca de Monchique.

Em relação às 12 novas unidades inauguradas no concelho desde o início do ano, é de salientar que elas vieram aumentar a oferta em mais de 200 camas.

Segundo a autarquia, para que estes investimentos se tornassem realidade, “muito contribuiu a agilização processual ou desburocratização levada a cabo pelo Governo para este setor e os fundos comunitários, que vieram alavancar a economia local”.

Rui André salientou ainda que “Monchique revela uma dinâmica de valorização económica, devido à aposta em setores económicos importantes tradicionais, marcando a sua diferenciação pela qualidade que os seus produtos apresentam ou da sua diversidade cultural, ambiental ou paisagística, onde é exemplo hoje, em cada casa ou unidade das que inaugurámos, que são reveladoras do gosto pela terra, pelas histórias das famílias, pelo espaço onde está inserido e pela diversidade de oferta de segmento que é necessário revelar”.

Novos projetos nascem na serra de Monchique

Durante a visita ao concelho de Monchique, o secretário de Estado do Turismo, acompanhado pelo presidente da autarquia local e o líder da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, visitaram várias unidades, logo a começar pela The Art of Joy, na Fóia, que é explorada por um casal holandês que decidiu investir em Monchique. Seguiram-se as inaugurações de quatro novas unidades no concelho: o agroturismo Vinha do Gaio (Casais), a Horta do Zé Miguel (Corgo do Vale), a Quinta da Idalina (Esgravatadouro) e a Quinta do Tempo (Nave).

Durante a visita do secretário de Estado do Turismo, o presidente Rui André aproveitou ainda para revelar um pouco mais das “Veredas de Monchique” como cartaz do turismo de natureza, assim como a novidade da reabertura do Longevity e ainda da integração das Termas de Monchique – Termas do Algarve.

Nuno Couto/JA

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.