Monchique ganha mais especialidades de saúde

ouvir notícia

.

“Esta é uma parceria que vai proporcionar uma oferta de saúde mais diversificada e que não existia, introduzindo mais especialidades”, adiantou João Bacalhau, após a assinatura do acordo entre o grupo Hospital Particular do Algarve (HPA) e a Clínica Medchique.

O grupo privado alarga assim a sua área de influência geográfica à serra de Monchique, através da aquisição da maioria do capital social da clínica.

“Vamos desenvolver parcerias com a misericórdia, centro de saúde, bombeiros, câmara municipal e farmácias, para que a população tenha acesso mais rápido aos cuidados de saúde”, referiu o presidente do conselho de administração do HPA, frisando que outro objetivo do grupo passa pela promoção de rastreios para detetar doenças mais rapidamente, assim como “um serviço de cuidados continuados e apoio domiciliário, que vai cobrir todo o Algarve”.

- Publicidade -

A Medchique encontra-se sedeada na vila de Monchique desde junho de 2007. Ao longo destes anos tem prestado cuidados de saúde, através de consultas de especialidades e exames complementares de diagnóstico, com particular destaque para a fisioterapia.

Com esta parceria estrutural, o grupo HPA através da Medchique vai alargar a sua prestação de serviços de saúde em mais especialidades que antes não era possível, bem como promover um acesso mais facilitado às restantes unidades do grupo HPA.

Reforçar oferta de saúde num concelho envelhecido

Para o presidente da câmara municipal, Rui André, a parceria com o grupo HPA é “uma prova que Monchique é atrativa para os investidores”. O autarca sublinhou que o HPA é um dos maiores grupos privados de saúde e “vem reforçar a oferta existente num concelho envelhecido”.

Rui André adiantou ainda que a autarquia está disposta a estabelecer acordos com o grupo privado para “debelar problemas crónicos da população” e proporcionar-lhes melhores cuidados de saúde. “Desta maneira, podemos evitar que muitas pessoas tenham de se deslocar a outros concelhos para serem tratadas”, acentuou.

O presidente da Câmara de Monchique disse ainda que o município passou os últimos três anos a tentar corrigir as debilidades em termos de equipamentos para os idosos e a enriquecer as respostas sociais, apontando como exemplos o Centro de Dia de Alferce, que já está concluído, e o Lar de Marmelete, que deverá abrir até final do ano. Além disso, a misericórdia local prepara-se também para iniciar o apoio domiciliário.

“É preciso não esquecer que 20 por cento da população de Monchique são estrangeiros que valorizam muito a área da saúde”, referiu o autarca, salientando também que este novo serviço de saúde estará acessível a toda a população, na medida em que “o Estado tem parcerias com hospitais privados para tornar mais céleres as respostas na saúde”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.