Monchique vai substituir todas as lâmpadas para poupar na fatura

ouvir notícia

O protocolo assinado pela autarquia e a EDP visa “a promoção da eficiência no consumo de energia elétrica”. Rui André espera que a fatura energética reduza “substancialmente”

O município de Monchique vai substituir toda a iluminação pública do concelho com tecnologia led, que é mais económica. Para isso, o presidente da autarquia, Rui André, assinou na semana passada um protocolo com a EDP, com vista “à promoção da eficiência no consumo de energia elétrica neste concelho”.

O protocolo visa a substituição de todos os tipos de iluminação – luminárias, lâmpadas e apoios a utilizar na iluminação pública do concelho – nas zonas urbanas, rurais e semiurbanas, jardins, parques públicos e zonas de lazer, por lâmpadas led.

Desta forma, o município de Monchique espera “reduzir substancialmente o consumo e consequentemente os custos de energia”.

- Publicidade -

O plano de substituição gradual de luminárias de iniciativa da EDP Distribuição iniciou-se em 2016, tendo sido substituídas até final de 2017, 324 luminárias das 3032 existentes.

Este plano prosseguirá este ano e nos próximos, estando previsto substituírem-se mais 200 luminárias em 2018 e 350 em 2019. Espera-se, no final do próximo ano, a substituição de 874 luminárias de vapor de mercúrio e de vapor de sódio por luminárias da tecnologia led, correspondendo a 29% do parque de luminárias do concelho de Monchique, sendo expectável que esta ação resulte na redução de consumo de eletricidade na ordem dos 15% face aos consumos pré-led.

Para Rui André, presidente da Câmara de Monchique, “esta é uma forma de contribuir para o reforço da qualidade de vida de todos os monchiquenses, aumentando o sentimento de segurança da população, bem como do contributo para o embelezamento do espaço público através de uma solução moderna, inovadora e que é ao mesmo tempo mais económica e amiga do meio ambiente”.

O autarca destacou ainda que, “para além da redução da fatura energética que é tão importante para quem tem orçamentos baixos, a tecnologia led permite diminuir os custos de manutenção e assegurar uma longa vida útil das luminárias, reduz as emissões de CO2 e minimiza os desperdícios de luz”.

NC|JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.