Monte Molião: o lugar onde nasceu Lagos

ouvir notícia

.

Esta quinta-feira, dia 17 de agosto, o município de Lagos e o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ) promovem as sétimas Jornadas de Portas Abertas na estação arqueológica do Monte Molião. Esta será a oportunidade para conhecer, de perto, este ex-libris da cidade recheado de história.

O Monte Molião é uma pequena colina ovalada, localizada na margem esquerda da foz da ribeira de Bensafrim (junto ao Pingo Doce à saída da cidade). Este local corresponde à antiga Lacobriga, uma antiga povoação normalmente identificada como a antecessora da atual cidade de Lagos. Este local apresenta vários importantes achados arqueológicos, do período pré-histórico até ao domínio romano.

“A investigação que, desde 2007, a UNIARQ tem vindo a efetuar sobre o sítio, com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Lagos, permitiu recolher importantes dados e aproxima-nos deste habitat ocupado desde o século IV a.C. até ao século II d.C e cujos vestígios confirmam a integração do Monte Molião nas grandes rotas comerciais da antiguidade e a interação dos seus habitantes com outras comunidades humanas mediterrâneas”, adianta a autarquia.

- Publicidade -

Assim, no próximo dia 17 de agosto, da parte da manhã, decorrem as Jornadas de Portas Abertas no Monte Molião, que a Câmara tem promovido desde 2010. Para o final da tarde, e também no local, está prevista uma mesa-redonda para debater o tema “Que fazer com este sítio? (um futuro para o Monte Molião)”, que tem como objetivo “suscitar a discussão acerca do retorno social da investigação neste local e da sua conservação e valorização para a atratividade de Lagos como turístico e cidade inteligente”.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.