Moody’s diz que recuo na TSU é negativo

ouvir notícia

A  Moody’s considerou hoje negativo o recuo do Governo  português relativamente ao aumento das contribuições para a Segurança Social  para os trabalhadores e diminuição para as empresas.

De acordo com a Moody’s, este recuo poderá ter um impacto  negativo na classificação do risco do país (rating), na medida em que  poderá “encorajar a oposição a exigir mudanças no programa de ajustamento”.

Além disso, refere a Moody’s numa nota citada pela agência  financeira Bloomberg, a decisão do Executivo cria incertezas relativamente às  medidas que a irão substituir.

- Publicidade -

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou na  semana passada que o Governo está a preparar uma proposta de aumento de  impostos, incluindo do IRS, para compensar a devolução parcial dos subsídios de  Natal e de férias retirados ao setor público e pensionistas, a incluir no  Orçamento do Estado para o próximo ano.

Em declarações aos jornalistas, à saída da reunião da Comissão  Permanente de Concertação Social, em Lisboa, Passos Coelho afirmou que “o IRS  será o imposto privilegiado para o fazer”, mas adiantou que “a tributação sobre  o capital e sobre o património” poderão também “ajudar a fazer esta  compensação”.

Segundo o primeiro-ministro, esta proposta está a ser  trabalhada pelo Governo como alternativa às alterações à Taxa Social Única  (TSU), medida que considerou ter sido “mal entendida” e ter visto os seus  propósitos “subvertidos”.

Passos Coelho adiantou, contudo, que o Governo não  prescindirá de uma proposta que aumente a competitividade das empresas e combata  o desemprego e, nesse contexto, referiu que ainda está em discussão com os  parceiros sociais a possibilidade de haver uma “descida seletiva” da TSU, que  disse não ser consensual.

 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.