Morreu a escritora Maria Alberta Menéres

ouvir notícia

Deu nome ao “Pirilampo Mágico”

O funeral da escritora Maria Alberta Menéres que morreu na tarde desta segunda-feira aos 88 anos, realiza-se na próxima quarta-feira às 13.00 horas. Já amanhã, depois das 18.00 horas o corpo estará em câmara ardente nas capelas exequiais da Basílica da Estrela, em Lisboa. Era natural de Vila Nova de Gaia, onde nasceu em 1930.

Maria Alberta Menéres foi professora de Língua Portuguesa e História, do básico e do secundário, e mais conhecida pelo título Ulisses, uma adaptação da obra de Homero para os alunos do 6.º ano.

Foi agraciada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças em 1986 “pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade”. Tem uma extensa obra poética e praticamente sete dezenas de livros para crianças, encontrando-se representada em várias antologias literárias nacionais e estrangeiras.

- Publicidade -

Além da escrita, Maria Alberta Menéres foi autora de vários programas televisivos para crianças, tendo sido directora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP de 1974 a 1986, além de ter sido colaboradora em vários jornais e revistas, assim como tradutora. Foi também a criadora do conceito, e deu o nome, ao “ Pirilampo Mágico”, a convite de José Manuel Nunes da Antena 1. 

A autora, em conjunto com o seu marido Ernesto Melo e Castro – os pais da cantora Eugénia Melo e Castro –, organizou a Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa, na década de 1950.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.