Morreu Ernâni Lopes

ouvir notícia

Ernâni Lopes, ministro das Finanças e do Plano do IX Governo Constitucional, morreu vítima de doença prolongada, aos 68 anos.
O economista e antigo ministro das Finanças Ernâni Lopes morreu hoje, aos 68 anos.

Ernâni Lopes, que admitiu em 2006 sofrer de linfoma, era atualmente diretor e professor do Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica e sócio-gerente da consultora SaeR, mas ficou conhecido dos portugueses pela sua passagem pelo Governo do bloco central liderado por Mário Soares (1983 a 1985), onde desempenhou o cargo de ministro das Finanças.

A difícil situação económica e financeira que a economia portuguesa vivia na altura, com um endividamento face ao exterior a atingir um dos valores mais altos, originou a intervenção do Fundo Monetário Internacional, levando o então ministro Ernâni Lopes a aplicar um plano de austeridade.

- Publicidade -

Currículo de Ernâni Lopes

Nascido em Lisboa em 1941, Ernâni Rodrigues Lopes licenciou-se em 1964 em Economia, pelo ISCEF, da Universidade Técnica de Lisboa. Cumpriu o serviço militar na Armada, entre 1964 e 1967, como oficial da Reserva Naval. De 1966 a 1974 foi assistente e encarregado de curso das cadeiras do 2.º Grupo de Economia no ISCEF. Em 1982 efetuou o doutoramento em Economia pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.

Na carreira académica, Ernâni Lopes foi director e professor do Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa desde 1980. A partir de 1996, foi professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Entre 1980 e 2003 foi conferencista no Curso de Defesa Nacional do IDN – Instituto da Defesa Nacional. De 1987 a 2002, foi igualmente professor Coordenador da Área de Economia e membro do Conselho Pedagógico do Curso Avançado de Gestão Bancária (CAGB) do IFB – Instituto de Formação Bancária.

De 1991 a 2003, Ernâni Lopes foi presidente do Conselho Científico do ISGB – Instituto Superior de Gestão Bancária. Entre 2001 e 2005 foi presidente do Conselho de Administração do IEA – Instituto de Estudos Avançados do IESC – Instituto de Estudos Superiores de Contabilidade.

Foi conferencista em vários cursos superiores de formação militar, designadamente no Curso Superior de Comando e Direção e no Curso de Estado-Maior (IAEM – Instituto de Altos Estudos Militares), no Curso Superior de Guerra Aérea (IAEFA – Instituto de Altos Estudos da Força Aérea) e no Curso Superior Naval de Guerra (ISNG – Instituto Superior Naval de Guerra).

Três anos depois de se ter licenciado, Ernâni Lopes foi assistente-técnico do Serviço de Estatística e Estudos Económicos do Banco de Portugal. Em 1974, assumiu a Direção do Serviços de Estatística e Estudos Económicos do Banco de Portugal, funções que desempenhou até 1975. Entre 1975 e 1979, foi embaixador de Portugal em Bona, seguindo como embaixador para a chefia da Missão de Portugal junto das Comunidades Europeias até 1983.

No IX Governo Constitucional, entre 1983 e 1985, foi ministro das Finanças e do Plano. De 1985 a 1989, foi consultor económico do Banco de Portugal.

João Palma-Ferreira, com Lusa/Rede Expresso

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.