Morreu Francisco Rosado, um dos maiores promotores da música antiga

ouvir notícia

.

Faleceu o professor Francisco Rosado, um grande amante e promotor da flauta e da música antiga. Nasceu em Faro a 20 de junho de 1951, onde desenvolveu os estudos até o ensino secundário.

No início dos anos 70 por oposição ao Regime do Estado Novo partiu para Paris, obtendo o estatuto de exilado político da ONU. Regressou a Faro em 1975 para continuar os estudos na área da música. Estudou flauta de bisel com Catarina Latino e Pedro Couto Soares, participou em várias master classes promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian.

É no ensino e na promoção da música antiga que assumirá grande destaque no Algarve: foi um dos fundadores do Grupo de Música Antiga do Conservatório e constituiu o Consort de flautas do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.

- Publicidade -

Francisco Rosado esteve também ligado à programação dos Encontros de Música Antiga de Loulé desde 1999, tendo sido o seu diretor artístico. Fundou o Ensemble de flautas do Centro de Expressão Musical de Loulé e possui vários CDs gravados.

Leccionava Flauta de Bisel e Classe de conjunto no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, tendo sido reconhecido como especialmente relevante o seu desempenho, tendo influenciado positivamente várias dezenas de alunos ao longo do seu percurso profissional.

“É inquestionável a perda que a sua partida prematura representa para a comunidade do ensino artistico e para a música e cultura do Algarve”, considerou Alexandra Gonçalves, diretora regional da Cultura.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.