Morreu o anarquista algarvio Júlio Carrapato

ouvir notícia

Júlio Carrapato durante a apresentação de um livro em Faro (Foto de Luís Lopes Silva, através do blog Coletivo Libertário de Évora)

.

Júlio Carrapato, professor universitário, anarquista, tradutor, livreiro e editor, morreu esta terça-feira em Faro, aos 69 anos. O funeral realiza-se esta sexta-feira, às 14h00, no cemitério da capital algarvia.

“Morre uma das vozes mais inconformadas e irreverentes do anarquismo português do pós-25 de Abril, capaz das maiores polémicas em torno dos valores do anarquismo – e da necessidade de separação de águas relativamente ao marxismo e aos vários esquerdismos que gravitavam à sua volta – mas sempre fortemente solidário com todos os que se reivindicavam da prática anarquista pura e dura, sem quaisquer cedências ao politicamente correcto”, escreve o ‘Portal Anarquista’.

- Publicidade -

Júlio Carrapato esteve ligado ao grupo “Acção Directa”, nutrindo especiais relações de proximidade com elementos deste grupo forjadas em Paris, onde vários dos seus elementos estiveram refractários à guerra colonial. Posteriormente, pertenceu ao grupo “Apoio Mútuo”, de Évora, onde foi professor nos primeiros tempos da Universidade.

Mais tarde criou o jornal “O Meridional”, um dos ícones da imprensa libertária pós 25 de Abril.

Regressou a Faro, de onde era natural, onde abriu a livraria e as edições Sotavento. Entretanto, traduziu diversos clássicos da literatura anarquista.

Há alguns anos tinha sido operado a um cancro do pulmão.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.