Morreu Rafael Correia, realizador do Lugar ao Sul na RDP

ouvir notícia

O antigo realizador da RDP/Antena 1 Rafael Correia, autor do programa Lugar ao Sul, morreu hoje aos 82 anos de doença prolongada, segundo informou a rádio pública.

Natural de Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro, Rafael Correia trabalhou na BBC em Inglaterra e França entre 1972 e 1974, tendo depois entrado na Emissora Nacional como jornalista.

Na década de 1980, já na RDP, foi autor do premiado programa Lugar ao Sul, em que percorria Portugal falando com as gentes sobre os costumes, os usos, num retrato do país, criando um importante arquivo sonoro, disponível na RTP Play.

- Publicidade -

Segundo o provedor do ouvinte, João Paulo Guerra, citado pela Antena 1, “ainda hoje há ouvintes a escreverem a perguntar quando é que volta o Lugar ao Sul, quando é que volta o Rafael Correia”, que se reformou em 2008.

Em declarações ao JA, o jornalista Ramiro Santos, que trabalhou com Rafael Correia, apelidou o realizador agora falecido de “pintor de sons” e “contador de histórias”.

“Era um o Michel Jacometti da rádio”, acrescentou Ramiro Santos, classificando Rafael Correia como uma personalidade “individualista e distante, com uma enorme amargura dentro dele”, mas ao mesmo tempo “genial” naquilo que fazia.

Trabalhador da Emissora Nacional ainda antes de 25 de abril de 1974, Rafael Correia foi para França, onde conheceu a sua atual mulher, e regressou ao país de origem no final da década de 70, sendo reintegrado então na rádio pública.

O funeral realiza-se este domingo, pelas 10:00, na igreja de São Luís, em Faro.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.