Morreu Sidney Lumet

ouvir notícia

O realizador de cinema Sidney Lumet morreu ontem aos 86 anos. Da sua carreira destacam-se “Serpico” e “Um Dia de Cão”.

O realizador norte-americano Sidney Lumet, autor de filmes como “Serpico” e “Um Dia de Cão”, morreu ontem, dia 9 de abril, aos 86 anos em Nova Iorque, Estados Unidos, informou o jornal New York Times. De acordo com o diário, Sidney Lumet tinha um linfoma e terá sido essa a causa da morte, ocorrida ontem em Manhattan, Nova Iorque. Lumet foi um importante e prolífico nome do cinema norte-americano da segunda metade do século XX, que trabalhou com atores de Hollywood como Robert Duvall, Katherine Hepburn, Ingrid Bergman, Al Pacino e Henry Fonda.

Quatro vezes nomeado para os Óscares, só conquistou uma estatueta dourada, de carreira, em 2005, pelo contributo para o cinema.

- Publicidade -

Nascido em Filadélfia, Sidney Lumet fixou-se em criança em Nova Iorque, onde rodou mais de trinta filmes e revelou a melhor e a pior face da cidade.

Depois de ter feito várias séries de televisão, estreou o primeiro filme no cinema com “Doze Homens em Fúria”, em 1957, protagonizado por Henry Fonda e que lhe valeu a primeira nomeação da Academia.

Al Pacino foi o ator escolhido para dois outros filmes marcantes da filmografia de Lumet: “Serpico” (1973), no qual interpreta um jovem polícia que recusa aliar-se às teias da corrupção, e “Um Dia de Cão”, a partir de uma história verídica de um assalto a um banco em Nova Iorque.

Lumet retratou ainda os bastidores do negócios da televisão em “Escândalo na Televisão” (1976), e adaptou para cinema textos de Eugene O´Neill (“Long Day’s Journey into Night”) ou Agatha Christie (“Crime no Expresso do Oriente”).

“Antes que o Diabo Saiba que Morreste”, de 2007, com Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke e Marisa Tomei, foi o último filme que Sidney Lumet assinou.

JA/Rede Expresso

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.