Mota de água ajuda a salvar banhistas na praia de Benagil

ouvir notícia

.

A praia de Benagil, uma das mais frequentadas do concelho de Lagoa, passou a contar desde a semana passada com uma mota de água, operada por nadadores salvadores, para vigilância balnear.

“Esta iniciativa deveu-se à elevada procura das atividades balnear e marítimo-turísticas baseadas na praia de Benagil”, explica a autarquia, frisando que “a proximidade de um enorme algar (estrutura geológica) – que abriga uma praia no seu interior e atrai milhares de visitantes que para lá se deslocam de barco ou mesmo a nado, sobretudo durante o verão – dá origem a frequentes situações de emergência, muitas vezes criadas por uma boa dose de imprudência e desconhecimento dos perigos envolvidos”.

Até agora, estas ocorrências obrigavam à mobilização de meios que “demoram algum tempo a chegar ao local, devido à distância a que se encontra a estação do salva-vidas de Ferragudo, pelo que a mota de água poderá fazer a diferença, determinando um maior sucesso das operações de salvamento”.

- Publicidade -

Este novo meio de salvação resulta de um protocolo assinado recentemente entre a Câmara de Lagoa, o Instituto de Socorros a Náufragos e a capitania de Portimão. O objetivo é “melhorar a qualidade do salvamento aquático na praia de Benagil”, através da utilização de uma mota de água.

O presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, reconheceu a importância deste novo meio, que “irá permitir uma intervenção mais rápida e, assim, uma melhor assistência aos banhistas”. O autarca agradeceu ainda o empenho e a atividade do ISN de Ferragudo, que agora conta com um apoio avançado.

O diretor do ISN, Paulo Costa, referiu que a excelência em matéria de salvamento aquático é o objetivo comum das entidades que agora se associam, através daquele protocolo que regula a cedência, pelo ISN, de uma mota de água que ficará ao serviço da equipa de nadadores salvadores daquela praia, contratados pela Câmara de Lagoa.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.