Mover mundos e fundos para re-erguer Messines

ouvir notícia

Já foi uma das principais zonas comerciais do Algarve, mas hoje é apenas uma sombra desses tempos quase esquecidos, com a juventude a partir em debandada em busca de oportunidades. Ainda assim, o presidente da junta de freguesia promete mover “mundos e fundos” para tornar São Bartolomeu de Messines (Silves) um local mais apetecível para viver

Como encontrou a freguesia quando assumiu funções?
Encontrei uma freguesia com demasiadas necessidades, ao nível de infraestruturas básicas, como abastecimento de água e saneamento, infraestruturas desportivas, a zona histórica da vila bastante envelhecida, ou seja, qualidade de vida deficiente. Uma questão que me tem entristecido é a falta de confiança da população nas instituições como a câmara municipal e junta de freguesia. Ouvem-se expressões como: “não vale a pena…”, “para quê pedir?”, “vamos lá ninguém nos ouve…”. São também estas situações que pretendo alterar.

Quantos habitantes tem a freguesia?
A freguesia tem 8.490 habitantes, mas apenas 7.150 recenseados.

- Publicidade -

Como define a freguesia?
A freguesia é caracterizada por um ambiente de serra e barrocal, permitindo o cultivo de frutos secos, amêndoa, alfarroba, figos e também a produção de medronho. Em tempos, foi uma das principais zonas comerciais do Algarve. Hoje, a alteração da situação económica do país também nos afetou o tecido industrial e comercial, e as pessoas vão para fora procurar o emprego que aqui já não existe.

Quais as obras de maior relevância que foram feitas nos últimos anos?
Eu diria que são pouco significativas atendendo às necessidades da população. No entanto, saliento a realização do polémico jardim municipal e a construção da rotunda na entrada de S.B. de Messines.

O que é que mais faz falta à freguesia neste momento?
Diria sem dúvida um complexo desportivo. A população jovem de Messines não possui um local onde possa realizar algum tipo de desporto. A recuperação da zona histórica da vila é também importantíssima para o desenvolvimento futuro do aglomerado urbano. E, claro, o mais elementar: infraestruturas básicas (acessibilidades, água e saneamento, higiene urbana) que há muito fora prometido.

Está prevista a concretização de algum projeto importante num futuro próximo?
Existem intenções e projetos, mas concretizações…! No entanto, julgo que a curto prazo iniciar-se-á finalmente a escola básica do 1º ciclo. Espero que avance também o parque de feiras e mercados e o projeto do centro histórico.

Que medidas tem sido tomadas na área social para apoiar a população nestes tempos de crise?
Temos colaborado com algumas empresas para tentar dar respostas ao nível da cedência de mobiliário, alimentação e vestuário. Colaboramos com o Instituto de Emprego e Segurança Social na colocação de desempregados e carenciados no trabalho diário da freguesia e auxiliamos estas pessoas quando precisam no seu dia a dia.

Como perspetiva o futuro da freguesia?
É complicado falar do futuro. Ainda assim, moverei mundos e fundos para tornar esta freguesia mais apetecível para viver.

Que locais aconselha a visitar na freguesia?
A igreja matriz, os museus, João de Deus e o Museu do Traje, a aldeia da Amorosa, do Pico Alto, enfim, vejam o nosso site que elucidar-vos-á na visita.

Deixe uma frase ao povo da freguesia…
Diria apenas que estou disponível para ouvir e realizar o que estiver ao meu alcance. O futuro que se avizinha não será fácil, mas juntos e com espírito de entreajuda conseguiremos ultrapassar as dificuldades.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. gostei da entrevista:
    O presidente da freguesia bem se tem esforçado para melhorar as situações das populações, por vezes depara-se com dificuldades devido os obstáculos criados pela câmara de Silves!

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.