Mulher de 64 anos nadou de Cuba à Florida sem medo de tubarões

ouvir notícia

.

Demorou 53 horas, mas Diana Nyad conseguiu um feito inédito: nadar os 180 km entre Cuba e Florida, sem uma jaula a protegê-la dos tubarões na zona.

À quinta tentativa foi de vez. A norte-americana Diana Nyad fez história ao conseguir nadar, durante 53 horas ininterruptas, de Cuba à Florida, nos EUA, sem qualquer proteção contra tubarões.

A nadadora de 64 anos, que acalentava o sonho da travessia há vários anos, partiu de Havana no início de sábado – gritando “coragem!” enquanto entrava na água – e chegou esta tarde à praia de Key West, sendo recebida por dezenas de pessoas, algumas das quais a nadarem na sua companhia para a acompanharem na sua aproximação à costa norte-americana.

- Publicidade -

Apesar de ter saído da água em pé, sem assistência, Nyad não demorou muito a cair nos braços de uma assistente, já que a longa travessia de 180 km foi muito dura para a nadadora nova-iorquina, de acordo com os médicos que a acompanharam em embarcações de apoio.

A língua e os lábios de Nyad estavam de tal maneira inchados que quase não se conseguia perceber o que dizia, não só à chegada mas também durante a travessia, ainda que a sua equipa tenha gravado uma mensagem da nadadora perto da chegada.

“Estou a nadar os meus últimos quilómetros no oceano. Este é um sonho da minha vida e estou muito, muito feliz por estar convosco. Algumas pessoas da equipa são minhas amigas íntimas e algumas conheci há pouco tempo. Mas digo-vos que são um grupo especial. Vocês conseguiram, vocês são profissionais e têm um grande coração. Portanto vamos lá acabar com isto para termos uma festa de arrasar”, disse Nyad, citada pelo seu site .

À medida que se aproximava de Key West, apareceram várias alforrecas, que a sua equipa procurou afastar, para evitar que a atingissem e causassem dores debilitantes, ainda que a nadadora levasse uma máscara especial para proteger a cara.

Em 2011, na sua quarta tentativa, Nyad não foi muito longe devido a picadas de alforrecas, cujo veneno a nadadora descreveu como óleo quente a entrar no corpo.

Parabéns de Barack Obama

A primeira tentativa de Nyad surgiu em 1978, quando ainda tinha 28 anos, mas a nadadora não conseguiu chegar ao fim da travessia. Antes de tentar pela quinta vez, a norte-americana já tinha dito que esta seria a sua última tentativa, mesmo que falhasse.

A australiana Susan Maroney foi a primeira pessoa, e única até hoje, a ter atravessado a nado o Estreito da Florida, mas fê-lo protegida dos tubarões, numa jaula, em 1997, quando tinha 22 anos.

O feito de Diana Nyad não passou despercebido ao presidente dos EUA, Barack Obama, que congratulou a nadadora atrás do Twitter . “Parabéns à Diana Nyad. Nunca desistam dos vossos sonhos”, escreveu.

Mariana Cabral (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

5 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.