Mundiais de Aquabike e Motonáutica agitam as águas do Arade

ouvir notícia

Os dois próximos fins de semana em Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 – vão atrair milhares de espetadores à zona ribeirinha de Portimão, para um autêntico festival aquático, que integra provas de grande espetacularidade, como o Mundial de Aquabike e o Campeonato do Mundo Formula 1 de Motonáutica.

Assim, de 10 a 12 de maio, Portimão recebe pela primeira vez o Grande Prémio de Portugal em Aquabike, prova do circuito mundial e etapa de estreia num calendário que, ao longo do ano, inclui ainda corridas na Itália, Índia, China e Emirados Árabes Unidos, sob a égide da União Internacional de Motonáutica (UIM).

Vão estar em prova dezenas de pilotos de motas de água de diversos países e escalões etários, masculinos e femininos, alguns dos quais campeões nacionais que entram em prova no dia 10, entre as 15h30 e as 18h00, em várias categorias.

- Publicidade -

No dia 11, as competições desenrolam-se das 15h00 às 17h30, sendo que um dos aliciantes deste ano será a prova noturna das 21h00 às 23h00, e que se desenrolará frente ao antigo cais e lota de Portimão. No domingo, dia 12, tudo se decidirá entre as 16h30 e as 17h30, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para depois das 18h00.

Outro aliciante para os espetadores será o facto de o ‘paddock’ se encontrar aberto a visitas, o que permitirá um conhecimento mais próximo de máquinas, mecânicos e pilotos. Por sua vez, as crianças entre os 3 e os 9 anos terão a possibilidade de conduzir um mini jetski.

Elite da motonáutica no Algarve

Por outro lado, o Grande Prémio de Motonáutica de Portugal está de regresso, entre 17 e 19 de maio, ao anfiteatro natural do rio Arade, para mais uma corrida decidida até à última volta pelos melhores pilotos do circuito internacional, que aqui decidem o pódio de uma das mais mediáticas etapas do Campeonato do Mundo de Formula 1.

Rashed Al Qemzio, Alex Carella, Philippe Chiappe, Francesco Cantando, Sami Selio, ou as corajosas Marit Stromoy e Simone Schuft, são alguns dos dotados pilotos que vão agitar as águas do rio Arade, sempre com o ambicioso Duarte Benavente na busca da primeira vitória caseira, objetivo presente desde o primeiro ano em que o Grande Prémio de Motonáutica de Portugal/Campeonato do Mundo de Formula 1 se disputou na cidade, em 1999.

No dia 18, a primeira manga do Grande Prémio de Portugal de F4 em Motonáutica decorrerá entre as 13h55 e as 14h15, ao passo que no domingo, 19 de maio, o programa arranca às 14h40 com a segunda manga do GP de Portugal de F4 em Motonáutica. Quanto ao momento alto do dia, a volta de apresentação do GP de Portugal de F1 em Motonáutica tem início às 15h20, estando o tiro de partida agendado para as 15h30, com previsão do final da corrida cerca de uma hora depois. As cerimónias de entrega de troféus terão lugar às 16h40.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.