Mundo atinge objetivo do milénio

ouvir notícia

O planeta alcançou mais uma meta importante. Mais dois mil milhões de pessoas passaram a ter acesso a água potável.

O mundo atingiu o Objetivo do Milénio de reduzir para metade o número de pessoas sem acesso água potável e fê-lo cinco anos antes do previsto, segundo anunciaram a Organização Mundial de Saúde e a UNICEF.

Na última década, segundo o relatório da ONU e da sua agência para promoção da defesa dos direitos das crianças, mais de dois mil milhões de pessoas passaram a ter acesso a água potável por meio de canalizações ou poços protegidos.

- Publicidade -

Mas apenas se esperava conseguir os 89 por cento da população mundial em 2015 (6,1 mil milhões de pessoas). O Programa de Monitoramento Conjunto para o Abastecimento de Água e o Saneamento, agora divulgado, analisa o período de 1990 a 2010, concluindo que o objetivo foi atingido há dois anos.

Para o secretario-geral da ONU, o mundo alcançou uma meta importante no que diz respeito à água potável, mas, diz Ban Ki-mono, é necessário continuar a avançar para alargar o aceso aos mais pobres e desfavorecidos do mundo.

Ainda há muito por fazer

Ainda há mais de 2,5 mil milhões de habitantes do planeta que carecem de boas condições de saneamento, 1,1 mil milhões das quais não têm casa de banho e vivem, na sua maioria, em zonas rurais, de acordo com o especialista da UNICEF Sanjay Wijesekera.

“A defecação ao ar livre ocorre ainda nas regiões onde se fez grandes progressos, como o Norte de África e a Ásia oriental. Sabemos que se pode fazer muito mais para mudar a situação”, acrescentou Wijesekera.

Segundo o documento, 17% da população rural da América Latina e Caribe continua a não ter quaisquer condições sanitárias, inclusive em economias de rápido crescimento económico como a do Brasil.

Onze por cento da população (783 milhões de pessoas) continua sem acesso a água potável, mas a ONU prevê que até 2015 a percentagem das pessoas que benefeciarão desse acesso suba para 92%.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.