Município algarvio é dos mais procurados por refugiados da Ucrânia

Lisboa, Cascais, Sintra e Porto também fazem parte da lista

ouvir notícia

O município de Albufeira surge na lista dos cinco municípios com maior número de pedidos de proteção temporária a cidadãos ucranianos e a cidadãos estrangeiros que residem naquele país, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

O SEF concedeu, desde o início do conflito na Ucrânia, 29.560 pedidos de proteção temporária a cidadãos ucranianos e a cidadãos estrangeiros que residem naquele país. Destes 20.008 mil são mulheres e 9.552 mil são homens.

Relativamente aos menores, que representam 10.353 do total de 29.560 pedidos de proteção temporária, como decorre da legislação portuguesa, há duas categorias: acompanhados e não acompanhados.

- Publicidade -

Desde o início do conflito, o SEF já comunicou ao Ministério Público 360 menores que se apresentaram na presença de outra pessoa que não o seu progenitor ou representante legal comprovado, sem perigo atual ou iminente e à Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) nove menores não acompanhado e/ou na presença de outra pessoa que não o seu progenitor ou representante legal comprovado, em perigo atual ou iminente.

Quanto a certificados de concessão de autorização de residência ao abrigo do regime de proteção temporária, contendo números de utente de saúde, de segurança social e de identificação fiscal atribuídos pelas respetivas entidades, o SEF já emitiu cerca de 15.500 mil.

Durante o processo de atribuição destes números, os cidadãos, podem fazer a consulta dos números que, entretanto, vão sendo atribuídos, na sua área reservada da plataforma digital https://sefforukraine.sef.pt.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.