Município de Albufeira lança programa de apoio à habitação

ouvir notícia

Com a assinatura deste acordo alarga-se a possibilidade de assegurar resposta a famílias financeiramente carenciadas a viver em condições menos dignas. O conjunto de soluções apresentadas poderá assumir um investimento global de cerca de 18 milhões e 55 mil euros.

A cerimónia de homologação do acordo foi realizada através de uma plataforma digital e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, do secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho e da secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves. Também esteve presente a presidente do Conselho Diretivo do IHRU, Isabel Dias.

“Temos delineado uma Estratégia Local de Habitação do Município para solucionar a problemática da carência de habitação que Albufeira apresenta já há alguns anos. Somos um concelho jovem, que garante e promove emprego. Além disso, temos muitas unidades hoteleiras que necessitam de mão-de- obra para desenvolver a sua atividade. O tema da habitação condigna no concelho assume hoje uma preocupação na estratégia global do Município, não só pelo crescente número de pessoas e agregados financeiramente carenciados e a viver em habitações sem condições, mas também pelo número significativo de agregados familiares que, não vivendo em condições indignas nem sendo financeiramente carenciados, não conseguem fazer face ao valor das rendas praticadas no mercado de arrendamento”, explica José Carlos Rolo.

- Publicidade -

O “1.o Direito” visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições inapropriadas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada. Este programa assenta numa dinâmica promocional dirigida à reabilitação do edificado e ao arrendamento.

“Com a assinatura deste acordo alarga-se a possibilidade de assegurar resposta a famílias financeiramente carenciadas a viver em condições menos dignas. Para tal, o município tem projetos de especialidade em fase de conclusão projetados para a resolução do problema habitacional de 69 famílias e agora assegurado o financiamento através do PRR Habitação. É o início do processo, porque as simulações feitas diariamente pelo serviço de habitação do Município indicam um número crescente de famílias que podem vir a integrar o programa “1.o Direito”, assegura o presidente da autarquia albufeirense.

A resposta habitacional do município de Albufeira assenta em três vertentes. Por um lado, a renda apoiada que abrange 111 fogos destinados a agregados familiares carenciados que vivam em habitações sem condições; por outro, a renda convencionada a 47 fogos, que se destinam a famílias cuja taxa de esforço se situa entre os 15% e os 45%; e por fim, o subsídio de arrendamento que é atribuído a 292 famílias apoiadas no pagamento de renda de casa, cujo valor anual de subsídios atinge os 800 mil euros.

Em Albufeira, foram identificados 170 agregados familiares cuja resposta passará pela construção de habitação e outros 27 que poderão ver a melhoria das suas condições de habitação através da reabilitação dos imóveis.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.