Município de Lagoa assinala Dia Internacional dos Arquivos

ouvir notícia

.

“Entre o tudo guardar e o nada perder – O papel dos Arquivos Municipais na salvaguarda da Memória Local”, é o tema do colóquio que marca a comemoração do Dia Internacional dos Arquivos e o 70º aniversário da criação do Conselho Internacional de Arquivos, a 9 de junho próximo, no auditório do Convento de São José, em Lagoa.

Organizado com o objetivo de divulgar a importância dos arquivos em todo o mundo às populações locais, este colóquio vai contar com nomes como José Pacheco Pereira, Armando Malheiro da Silva, António Maranhão Peixoto, Paula Ucha, Cristiana Vieira de Freitas, Abel Rodrigues, Alexandra Lourenço, André Melícias, Maria Luísa Pereira ou Tiago Barão.

A sessão de abertura, pelas 9h30, contará com a presença do presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, e da presidente da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), Maria Alexandra Silva Lourenço.

- Publicidade -

Seguir-se-á a conferência de abertura “Salvar a memória do passado como arma para a democracia do presente”, pelo historiador José Pacheco Pereira, e “A transversalidade da informação arquivística: o desafio da salvaguarda da memória central e local”, por Paula Cristina Ucha, da Biblioteca e Arquivo da Secretaria-Geral do Ministério da Economia.

Pelas 11h30, Cristiana Vieira de Freitas, do Arquivo Municipal de Ponte de Lima, falará sobre “O acesso à memória nos Arquivos Municipais 2.0: da digitalização à preservação digital”, e o ex-diretor do Arquivo Municipal de Viana do Castelo, António Maranhão Peixoto, falará sobre “Gestão Documental e Memória: Que Futuro nos Arquivos Municipais?”.

Pelas 15h00, André Melícias, do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, fará uma intervenção sobre “Arquivos da Igreja como lugares de memória, identidade e ação: perspetivas sobre os seus desafios e oportunidades”, enquanto Abel Rodrigues, da Universidade do Porto, questionará uma outra abordagem do mesmo assunto: “Os Arquivos Pessoais e Familiares e os Arquivos Municipais: uma relação lógica ou paradoxal?”.

A tarde ficará ainda marcada pela intervenção conjunta de Maria Luísa Pereira e Tiago Barão, do Arquivo Distrital e Municipal de Faro, respetivamente, e da Rede de Arquivos do Algarve, sobre: “A salvaguarda dos arquivos das associações: o caso da colaboração dos municípios do distrito de Faro e da Rede de Arquivos do Algarve no projeto da DGLAB”.

“Património documental e Informação Orgânica: problemas e desafios para o futuro dos Arquivos Municipais”, por Armando Malheiro da Silva, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, encerrará, pelas 17h00, este ciclo de intervenções.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.