Município de Lagos aposta na prevenção de incêndios

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Lagos anunciou que, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, está a realizar trabalhos de execução de faixas de gestão de combustível num total de 60 hectares da área da Mata Nacional de Barão de São João.

Para o efeito conta com a adjudicação de serviços e com a colaboração dos Sapadores Florestais e dos clubes de caçadores das Terras do Infante, com base em protocolos estabelecidos recentemente.

A gestão dos combustíveis existentes nos espaços rurais é realizada através de faixas e de parcelas, situadas em locais estratégicos, para a prossecução de determinadas funções, onde se procede à modificação e à remoção total ou parcial da biomassa presente.

- Publicidade -

As faixas de gestão de combustível constituem redes primárias, secundárias e terciárias, tendo em consideração as funções que podem desempenhar, nomeadamente: diminuição da superfície percorrida por grandes incêndios, permitindo e facilitando uma intervenção direta de combate ao fogo; redução dos efeitos da passagem de incêndios, protegendo de forma passiva vias de comunicação, infraestruturas e equipamentos sociais, zonas edificadas e povoamentos florestais de valor especial; isolamento de potenciais focos de ignição de incêndios.

Além da intervenção nesta área, o município anuncia que irá também apostar na realização de trabalhos em cerca de 25 hectares de faixas de gestão de combustível na zona do Pincho.

Através deste trabalho colaborativo entre autarquia e entidades, o município vem reforçar as suas estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais na área do concelho, um dos grandes flagelos que anualmente assolam o país.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.