Município e grupo de cidadãos juntos na defesa da Ponta da Piedade

ouvir notícia

O presidente da Câmara Municipal de Lagos recebeu quinta-feira, das mãos do líder do movimento Diem 25, uma carta aberta sobre a defesa da Ponta da Piedade dirigida ao município e reiterou a sua persistência na defesa dos valores ambientais daquele lugar, anunciou a autarquia.

“Escutando com atenção as preocupações deste grupo de cidadãos, Hugo Pereira aproveitou a oportunidade para reafirmar o interesse e investimento que a Ponta da Piedade tem merecido nas políticas municipais e com estes partilhar detalhes sobre a intervenção que se encontra em desenvolvimento, correspondente à segunda fase do projeto de requalificação”, afirma o município em nota pública.

Garantir que toda a referida área seja devidamente preservada, valorizada e permaneça acessível à população residente e visitantes “parece ser, afinal, um objetivo comum”, segundo o comunicado municipal.

- Publicidade -

Segundo a Câmara, tais informações já haviam sido transmitidas direta e pessoalmente ao representante do movimento, Jonathan Silva, em audiência concedida pelo presidente do município há cerca de uma semana. “Nessa reunião foi-lhe apresentado o Estudo Prévio, já devidamente validado pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela CCDR Algarve, o qual mereceu o agrado do representante da Diem25”, afirma o município.

A Câmara Municipal de Lagos esclarece que se encontra a desenvolver um projeto de continuidade da requalificação daquela área, que será devidamente divulgado, o qual incluirá, além de um conjunto variado de ações de renaturalização e valorização ambiental, a instalação de passadiços, que terão por base os trilhos de passagem existentes no troço de arribas costeiras entre a praia do Pinhão e o Farol da Ponta da Piedade, para maior comodidade e segurança dos cidadãos no usufruto do local. Pretende-se ainda a renaturalização do espaço de defesa das falésias contribuindo para a sua preservação.

“A segunda fase do projeto de requalificação da Ponta da Piedade assenta não só nos mesmos princípios da intervenção já realizada no troço entre o Farol e a Praia do Canavial, mas abrangerá também, entre outros aspetos, o reordenamento da ocupação do espaço público, o condicionamento do trânsito e do estacionamento automóvel, a circulação pedonal e ciclável em percursos dedicados – para diminuição do pisoteio indiscriminado e preservação da flora autóctone – a iluminação pública, novos miradouros e o memorial em homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen”, prossegue o comunicado.

A intervenção da primeira e segundas fases assenta num projeto financiado pela União Europeia num investimento total de aproximadamente 2,7 milhões de euros, dos quais 60% serão financiados, conclui.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.