Museu de Lagos nomeado para Museu Europeu do Ano 2023

O Museu Municipal de Lagos foi fundado em 1932 por José Formosinho

ouvir notícia

O Museu de Lagos – Dr. José Formosinho está entre os nomeados para o prémio Museu Europeu do Ano 2023, anunciou o Fórum Europeu dos Museus.

A lista de 33 nomeados, que inclui dois museus portugueses, foi divulgada no ‘site’ oficial do Fórum Europeu dos Museus.

Os vencedores serão anunciados no último dia da conferência anual do prémio Museu Europeu do Ano, que decorre em Barcelona entre 3 e 6 de maio de 2023.

- Publicidade -

O Prémio Museu Europeu do Ano (‘European Museum of the Year Award’ ou EMYA, na sigla inglesa) é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo Fórum Europeu de Museus e também o mais prestigiado na Europa.

Criado para reconhecer a excelência no setor museológico europeu e promover processos inovadores e de excelência, o prémio é atribuído desde 1977, data da fundação do Fórum Europeu dos Museus, criado pelo Conselho da Europa.

O Prémio Museu Europeu do Ano distingue anualmente várias áreas do trabalho do setor museológico, desde a inclusão, relação com a comunidade e ambiente.

Além do galardão principal, são também atribuídos os prémios “Museu Portimão de Acolhimento, Inclusão e Pertença”, “Museu Meyvaert de Sustentabilidade Ambiental”, “Silletto de Participação e Empenhamento Comunitário” e “Kenneth Hudson”, este último criado pelo fundador dos EMYA, para distinguir a coragem institucional e a integridade profissional.

O Prémio Museu Europeu do Ano foi este ano atribuído ao Museu da Mente, nos Países Baixos, numa cerimónia que decorreu em maio, em Tartu, na Estónia.

Podem concorrer museus europeus que tenham aberto nos últimos três anos ou museus com mais anos, que tenham sido alvo de obras de modernização ou ampliação das instalações.

O Museu Municipal de Lagos, fundado em 1932 por José Formosinho, encerrou em setembro de 2017 para obras de remodelação que se prolongaram por quatro anos, permitindo renovar o edifício e restaurar o acervo.

O museu reabriu em 27 de outubro de 2021, tendo a autarquia na altura anunciado que “em breve” seriam realizadas “obras de ampliação do Museu de Lagos – Dr. José Formosinho para o edifício fronteiro, onde funcionou a antiga esquadra da PSP, para ali instalar as coleções correspondentes ao período que vai até 1460, de caráter predominantemente arqueológico”.

Em 2024, Portimão vai acolher a cerimónia do Prémio Museu Europeu do Ano, depois de a cidade ter visto o evento cancelado em 2021 devido à pandemia da covid-19.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Será que escrevi alguma coisa indevida, num comentário sobre Cultura (BD), para que ele tenha sido retirado ?
    Se foi o caso, peço desculpa …

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.