Museu de Portimão apresenta “João César, A Magia do Acordeão”

ouvir notícia

Este sábado, dia 17 de agosto, pelas 18h00, inaugura no museu de Portimão a exposição intitulada “João César, A Magia do Acordeão”, uma homenagem da câmara municipal e do executivo da Junta de Freguesia de Portimão ao acordeonista, natural de Portimão, que começou a tocar aos 16 anos a solo e também em diversos conjuntos musicais, atuando em coletividades, salões de baile, festas populares e hotéis, não apenas em Portimão, mas também no Algarve e um pouco por todo o país.

“Esta exposição no museu é uma retrospetiva histórica do músico autodidata, acordeonista, considerado um ícone da música no Algarve, com grande número de edições discográficas”, realça a organização, que pretende assim “homenagear o músico e o homem que tanto contribuiu para honrar o nome de Portimão e seus cidadãos”.

João César colaborou, desde sempre, com todos os grupos de expressão musical da sua terra. Compôs músicas para as marchas populares de Lisboa, Portimão e outras localidades, e foi músico de acompanhamento de Mariette Pessanha, Fernanda Baptista e Simone de Oliveira, entre outros artistas.

- Publicidade -

João César nasceu em Portimão, a 14 de abril de 1934, e cedo revelaria a sua paixão pelo acordeão como seu instrumento de eleição. Conhecido como o “homem das mil músicas”, João César seria, para além do exímio acordeonista, um talentoso, inspirado e produtivo compositor.

Como forma de manter viva a memória deste acordeonista portimonense, Portimão realiza anualmente, desde 2015, o “Festival de Acordeão João César”, que este ano está agendado para o dia 24 de agosto, às 21h30, na Praça da República (Alameda).

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.