CULTURA ÚLTIMAS

Museu de Portimão exibe tesouro do cinema português

“Heróis do Mar” está integrado no Festival Video Lucem
“Heróis do Mar” está integrado no Festival Video Lucem

Na próxima sexta-feira, dia 15 de março, pelas 21h30, o auditório do museu de Portimão exibe a quarta sessão da 3ª edição do Video Lucem, “Heróis do Mar”, um filme que tem o som perdido e que foi filmado em 1949 por Fernando Garcia.

“Esta película é um autêntico tesouro do cinema português porque raramente foi exibido”, realçam os promotores da iniciativa, explicando que “o espetáculo será uma construção com coletivos de Portimão, sob a direção de Flávia Gusmão e num espaço ideal ligado ao mar e as suas gentes, o museu de Portimão”.

Este festival de cinema em espaços inesperados de diferentes localidades algarvias está integrado no programa 365 Algarve e prolonga-se até 17 de maio. A organização é do Cineclube de Faro.

“Heróis do Mar” retrata a vida e o trabalho dos pescadores de bacalhau que partiam para terras distantes. Um navio bacalhoeiro leva para o alto mar um dos mais adorados atores portugueses – António Silva. O filme mostra também o primeiro papel de cinema da atriz Isabel de Castro, aqui com um duplo papel, em que também faz uma personagem masculina. “Este momento de cinema-performance constituirá um gesto simbólico de homenagem ao filme desconhecido, aos seus protagonistas e a todos aqueles que viveram a vida árdua da pesca do bacalhau”, frisam os promotores.

Os ingressos têm um custo de cinco euros.

De referir que, na sua 3ª edição, o Video Lucem propõe revelar um conjunto de filmes muito especial: filmes parcialmente perdidos ou inacabados.

PUB
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste