Museu de Portimão recebe exposição de mascotes olímpicas

ouvir notícia

47 figuras foram símbolos de cada edição desde 1968

No próximo sábado, dia 16 de março, às 16h00, inaugura no museu de Portimão a exposição “Mascotes Olímpicas – De Talismãs a Símbolos de Identidade”. Com um total de 47 figuras de variados materiais e dimensões, correspondendo às mascotes dos Jogos Olímpicos de verão e de inverno, esta é uma das maiores, senão a maior, exposição do género que se efetua em Portugal, que serão acompanhadas das respetivas legendas sobre cada mascote.

“Funcionando originalmente como amuletos capazes de proporcionar sorte aos respetivos possuidores, as mascotes evoluíram para as funções de identidade e comunicação que atualmente também encerram. Os Jogos Olímpicos integram essas figuras como símbolos específicos de cada edição desde 1968, tendo ao longo de meio século sido possível criar mascotes caracterizadas pela criatividade e marcadas pela relação cultural que revelam com a cidade ou a região onde os jogos têm lugar”, refere a organização.

Concebida pela Academia Olímpica de Portugal com recurso a peças provenientes de coleções particulares ou institucionais, a exposição retrata meio século de história olímpica no que se refere a este tipo de símbolos identitários, que se tornaram também elementos de valor económico relevante para os comités organizadores de cada edição dos Jogos Olímpicos.

- Publicidade -

O acervo exposto é complementado por textos de parede relativos a cada edição dos Jogos Olímpicos com mascote (desde os Jogos de Inverno de Grenoble 1968 até Tóquio 2020) e ainda pela projeção de filmes de animação protagonizados por mascotes olímpicas.

Esta exposição, integrada na programação da Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED), estará patente no museu de Portimão até dia 21 de abril, às terças-feiras, das 14h30 às 18h00, e de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.