Música e dança marcam nova temporada do TEMPO

ouvir notícia

Lágrimas de Saladino, Talk Show de Rui Horta, Sinfonietta de Lisboa, Madame Godard e Pinóquio são os destaques da programação do Teatro Municipal de Portimão (TEMPO) para os próximos meses.

A nova temporada do TEMPO teve início no passado dia 10, com a inauguração da exposição “Viagens”, do pintor algarvio Vila, assim como o lançamento do seu livro “Trajectos – Cinco Décadas de Encontros”. Nessa mesma noite, o Café Concerto foi palco de um espetáculo do mestre da guitarra portuguesa, Fernando Alvim.

A oferta musical prossegue na próxima sexta-feira, dia 17, com o ciclo de concertos integrado no programa de comemorações do 150º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes. A Sinfonietta de Lisboa e o pianista Jorge Moyano prestam homenagem a três compositores germânicos que inspiravam o estadista português.

- Publicidade -

Mais tarde, a 12 de novembro, será apresentado o último concerto deste programa. A Orquestra do Algarve, acompanhada pela pianista Ching-Yun Hu, dedica o seu concerto ao grande compositor alemão Ludwig van Beethoven.

Ainda no domínio da música, destaque para a Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) dirigida pelo Maestro Pedro Carneiro. Em outubro, a OCP apresenta “De Viena a Budapeste” e, em dezembro, um belíssimo concerto de Natal.

Destaque também para o projeto Novos Sons que segue com novas propostas para o Café Concerto. Madame Godard, Electric Willow e Samuel Úria são os três nomes de referência do panorama da música portuguesa que marcarão presença neste espaço.

Teixeira Gomes celebrado através da dança

Mas Manuel Teixeira Gomes será também celebrado através da dança contemporânea, com a apresentação do projeto Corpo Estranho (que integra as criações de Rui Horta, As Lágrimas de Saladino, em setembro, e Talk Show, em outubro).

Esta celebração continua ainda através do teatro com “Um Homem Singular”, da ACTA, que recria a biografia geográfica e sentimental deste viajante portimonense.

Completam a evocação de Teixeira Gomes e do seu tempo, a instalação “Rostos em 100 Anos – 100 Anos em Rostos”, de Roberto Lopes e José María Guerrero, patente em outubro, e a exposição “Excesso de Bagagem”, de Susana Medeiros, agendada para novembro.

Oficina do Espectador está de regresso

A programação do TEMPO regressa e com ela a Oficina do Espectador que reabre o ano escolar com o espetáculo “Cou Cou”, de 16 a 18 de setembro. Uma primeira experiência teatral para crianças dos seis meses aos três anos de idade, pela Companhia Jardins Insolites.

Em outubro, é altura de passear e viajar no tempo com a República. De 6 a 9, “A Bicicleta da República”, um projeto da Comissão Nacional para as comemorações do centenário da República, vai ajudar as crianças dos seis aos 12 anos a compreender como ocorreu a passagem da Monarquia à República.

Em novembro, e ainda no âmbito das comemorações do aniversário de Manuel Teixeira Gomes, a Oficina do Espectador propõe “Uma Viagem em Forma de Cadernos”, mais uma produção do TEMPO em colaboração com Susana Medeiros e Manuela Pedroso.

Em dezembro, e para encerrar o ano de 2010, a Oficina do Espectador apresenta “Pinóquio”, a partir de um conto original de Carlo Collodi, numa encenação de Sónia Barbosa. Um clássico das histórias infantis para fazer sonhar pequenos e graúdos no mês de Natal.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.