NASA lança sonda para estudar atmosfera de Marte

ouvir notícia

Descolagem do ‘Atlas V’, com a ‘MAVEN’

A NASA lançou segunda-feira a sonda MAVEN (“Mars Atmosphere and Volatile Evolution”), de Cape Canaveral, EUA. A data de chegada prevista ao planeta vermelho é o dia 22 de setembro do próximo ano.

O objetivo da missão da MAVEN é estudar as alterações climáticas do planeta e analisar as possíveis mudanças na sua atmosfera superior.

Os vários estudos efetuados acerca de Marte indicam que o planeta, no passado, teve água, com oceanos e lagos de água liquida, onde poderá ter existido alguma forma de vida.

- Publicidade -

Segundo a NASA, a sonda será colocada na órbita de Marte para, dessa forma, poder estudar as várias camadas da atmosfera e a sua interação com o sol e ventos solares e concluir se isso teve, ou não, impacto nas alterações do planeta.

“Quando a água liquida existia em abundância em Marte, como demonstram vários indícios, a atmosfera do planeta seria mais densa, contribuíndo para a produção de gases de efeito de estufa e o seu aquecimento”, explicou Bruce Jakosky, chefe científico da missão na conferência de imprensa que antecedeu o lançamento.

Para que a missão da MAVEN seja bem sucedida, a sonda conta com oito instrumentos e nove sensores, em que se inclui um espectómetro de massa (que determina os diferentes átomos que forma uma substância) e um sensor que analisa os ventos solares de Marte.

Esta é a segunda ação da NASA, integrada no envio de várias pequenas sondas para estudar o planeta vermelho, antes da viagem tripulada, que está prevista para 2030.

André de Atayde (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.