NATO treina “cenários de crise” em Portimão

ouvir notícia

.

Não é mesmo uma guerra a sério, é uma operação de treino. Desde quarta-feira e até ao próximo dia 22 de junho, o porto de Portimão serve de cenário real para um exercício inédito de experimentação (designado por Harbour Protection Experimentation 2015 – HPX 15). O objetivo é treinar táticas, técnicas e procedimentos entre os meios e forças participantes, nas quais se incluem representantes de Portugal, Alemanha, Holanda, Noruega, Dinamarca, Jordânia e de um Centro de Excelência da NATO, bem como o apoio das autoridades portuárias.

​Estão ainda presentes meios navais e forças de Portugal, Alemanha e Espanha, assim como um módulo de comando e controlo de Harbour Protection alemão, totalizando cerca de 140 participantes.

“As missões, em especial de resposta a cenários de crise, exigem a utilização de portos em apoio às operações expedicionárias. Esta realidade requer muitos desafios, pois procura-se garantir o normal funcionamento da atividade portuária e, simultaneamente, estabelecer areas de segurança indispensáveis para as referidas operações”, adiantam os responsáveis da marinha portuguesa, frisando que “é neste contexto que surge o presente exercício, no âmbito da iniciativa Smart Defence da NATO, no qual Portugal lidera um projeto para o desenvolvimento da capacidade militar de Harbour Protection, a qual faz parte dos objetivos de força identificados no NATO Defense Planning Process”.

- Publicidade -

JA

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.