NERA e universidade ajudam empresas a singrar no mercado

ouvir notícia

O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a Universidade do Algarve (UAlg) vão apoiar empresas algarvias na prototipagem e lançamento no mercado de novos produtos agroalimentares.

“Desenvolver o modelo de negócio, identificar segmentos de mercado, analisar a rendibilidade económica, determinar prazos de validade, realizar análises laboratoriais e encontrar soluções de embalagem e rotulagem” são exemplos de alguns dos serviços que o NERA e a UAlg vão colocar ao dispor das empresas algarvias que pretendam desenvolver protótipos de novos produtos alimentares e testá-los no mercado.

Esta iniciativa é desenvolvida no âmbito de um projeto da “Rede de Cooperação Transnacional para a melhoria da competitividade empresarial do setor agroalimentar através da prototipagem”, que, para além das duas organizações algarvias, conta ainda com parceiros do Alentejo e de Andaluzia.

- Publicidade -

Para Marco Vieira, diretor executivo do NERA, “esta é uma ótima oportunidade para as empresas da região alavancarem os seus processos de inovação, minimizando riscos e beneficiar do apoio de especialistas e de valências laboratoriais da Universidade do Algarve, nomeadamente da área departamental de engenharia alimentar e da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo”.

Já Luís Rodrigues, gestor de projetos do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, um dos principais dinamizadores da primeira ação de capacitação de empresas, que decorreu no passado dia 9 de abril e que contou com cerca de uma dezena e meia de empresas algarvias, mostrou-se satisfeito com a ambição dos empresários e empresárias participantes: “Estas empresas já identificaram novas linhas e oportunidades de negócio, sabem o caminho que têm que percorrer e o nosso principal objetivo é ajudá-las tecnicamente no processo de desenvolvimento dos protótipos, e na reflexão sobre os modelos de negócio mais adequados para lançarem com sucesso os produtos no mercado, seja ele regional, nacional ou internacional”.

Os trabalhos de apoio às empresas agroalimentares algarvias que pretendem desenvolver novos produtos contaram com uma segunda jornada de capacitação, na passada terça-feira (já depois do fecho desta edição), no campus da Penha da Universidade do Algarve.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.