Neve, gelo e falta de anticongelante afectam tráfego aéreo

ouvir notícia

A neve, o gelo e problemas de abastecimento com anticongelante obrigaram hoje de novo ao cancelamento de dezenas de voos nos dois aeroportos de Berlim e no aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha.

No aeroporto de Berlim-Schoenefeld, a companhia “lowcost” britânica Easyjet, que ali tem um “hub”, cancelou todos os seus voos para hoje, num total de 20 partidas e chegadas, por falta de anticongelante para as asas e motores dos aviões, que já se tinha esgotado na quinta feira, também em Tegel, o outro aeroporto da capital alemã.

Entretanto, tinham começado a chegar aos dois aeroportos camiões para abastecer os veículos que espalham anticongelante sobre as aeronaves, mas só à tarde será possível tentar retomar parcialmente o tráfego aéreo, segundo um porta-voz em Schoenefeld.

- Publicidade -

A decisão de descongelar ou não os aviões antes da partida cabe aos pilotos e não às companhias aéreas.

Em Frankfurt, onde foram cancelados centenas de voos nos últimos dois dias, por causa da intempérie, a situação começava a normalizar-se, embora hoje ainda tenham de ser cancelados 40 voos, segundo um porta-voz da Fraport, empresa que gere as instalações.

A nível rodoviário, a polícia e os meteorologistas advertiram também os automobilistas para os riscos de acidente nas estradas, devido à queda de neve em muito pontos do país e à formação de gelo no alcatrão.

Na quarta-feira, só na região da Renânia do Norte Westfália, a mais populosa do país, com cerca de 17 milhões de habitantes, houve mais de 1200 acidentes atribuídos às más condições atmosféricas.

Em toda a Alemanha o panorama foi idêntico, havendo a lamentar pelo menos cinco mortos em acidentes de viação, e dezenas de feridos, segundo as autoridades.

A circulação ferroviária também estava a ser afetada em todo o país, com atrasos ou cancelamentos de viagens de longo curso, mas também no tráfego local, como o comboio suburbano de Berlim, que está a circular com muitos atrasos e apenas com um terço das composições normalmente a funcionar.

Segundo os serviços meteorológicos, a situação não deverá melhorar muito nos próximos dias, sobretudo no centro e no sul do país, onde se preveem novos nevões.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.