Nicolas Sarkozy detido para averiguações

ouvir notícia

Nicolas Sarkozy encontra-se desde as oito horas (sete horas em Lisboa) na sede da polícia Judiciaria de Nanterre, nos arredores de Paris

Pela primeira vez na História francesa, um antigo chefe de Estado foi detido pela polícia. A notícia da detenção de Nicolas Sarkozy caiu como uma bomba, esta manhã, em Paris.

Com efeito, Nicolas Sarkozy encontra-se desde as 8h (7h em Portugal continental) na sede da polícia Judiciaria de Nanterre, nos arredores de Paris, para ser interrogado por um juiz de instrução no quadro de um processo que envolve também o seu advogado Thierry Herzog. Este encontra-se igualmente detido para interrogatório em Nanterre deste ontem, tal como dois altos magistrados franceses, Patrick Sassoust e Gilbert AZibert.

Todos são suspeitos de tráfico de influências e de violação de segredo de Justiça num chamado “caso das escutas” ligado ao “escândalo Bettencourt”, relacionado com um não provado financiamento ilegal pela herdeira do império de cosméticos, L’Oréal, da campanha eleitoral de Nicolas Sarkozy em 2007, que o levou ao Eliseu.

- Publicidade -

Um dos magistrados, Gilbert Azibert, foi detido por ser suspeito de ter fornecido informações sobre a evolução da investigação do “caso Bettencourt”, então sob segredo de Justiça, ao advogado de Sarkozy. Contra estas informações, Sarkozy teria prometido ao magistrado uma promoção para um posto no Mónaco, que ele ambicionava ocupar.

O atual “caso das escutas” deve o seu nome ao facto de os telefones de Sarkozy e do seu advogado terem sido colocados sob escuta no quadro das investigações sobre o “escândalo Bettencourt”. Na altura, o telefone de Sarkozy estava registado com o pseudónimo de Paul Bismut.

Nicolas Sarkozy poderá ser mantido sob custódia da PJ durante 48 horas.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.