No firmamento das estrelas

Em momento em que a competição da presente época foi dada por terminada, e um pouco em jeito de homenagem ao por muitos considerado o maior e melhor espetáculo desportivo do Mundo: a competição de basquetebol NBA, ocorreu-nos trazer a esta tribuna alguma da sua impressionante e absorvente realidade.
Uma realidade tão absorvente e tão rica e plena de entusiasmo que nos situa num autêntico firmamento das estrelas. Se não observemos:

Estrela atual
Para ele, a distância para atirar ao cesto com sucesso, quase se pode classificar como um conceito relativo.
É ‘só’… o melhor lançador de longa distância da história da NBA, tendo também finalmente conquistado o prémio de jogador mais valioso das finais. Estamos a referirmo-nos a Stephen Curry, campeão pelos Golden State Warriors. Curry, o número 30 dos atuais campeões que, aos 34 anos, obteve o título de melhor marcador de triplos (lançamentos de três pontos) da história da modalidade, conseguiu finalmente a cereja no topo do bolo: o de ser o jogador mais valioso das finais, depois de ter perdido essa distinção para André Iguodala em 2015 e Kevin Durant em 2017 e 2018, manifestando-se assim: “Já o tinha visto de perto três vezes, agora posso levar este para casa”, ao receber o troféu com o nome da lenda Bill Russell.
Para que conste, integrando o ‘portofólio’ dos grandes feitos da prática desportiva, deixar o registo de que Stephan Curry logrou superar os 2.973 triplos feitos até então por outra estrela: Ray Allen.
Para que vá constando, no firmamento das estrelas, a maior: Stephen Curry.

Filhos de estrelas
Com o ónus de procurarem seguir o percurso de seus pais, aparecendo no firmamento da NBA, veículado pelo interesse dos La Lakers, dois jovens firmaram contrato: Shareef O’Neal e Scotty Pippen Jr, filhos de duas estrelas da história da NBA, a saber: Shaquille O’Neal – ex-jogador dos Lakers entre 1996 e 2004, tendo conquistado três campeonatos -, e Scottie Pippen, uma dos maiores de sempre com seis títulos arrecadados.
Shareef, de 22 anos, um dos quatro filhos de Shaquille O’Neal – membro do All of Fame -, que frequentou a Crossroads Scholl, já de há muito considerado entre os melhores jogadores do ensino médio, apesar de não ter sido selecionado no draft, fez alguns treinos com a equipa de Los Angeles e vai disputar a Summer League, uma competição de pré-temporada, onde normalmente são utilizado rookies ou jogadores menos rodados. Shareef terá assim a oportunidade de representar a equipa onde o seu pai foi grande estrela, não sem que antes não tivesse manifestado um tranquilo estado de espírito: “A palavra pressão não está no meu vocabulário”, que corresponderá à segura convicção das suas capacidades?!
Outro filho de grande estrela dá pelo nome de Scotty Pippen Jr., de 21 anos, um dos oito filhos de Scottie Pippen – membro do Hall of Fame -, que jogou basquetebol universitário pelo Vanderbilt Commdone e que também não foi escolhido no draft, tendo assinado um ‘two-way contract’ que permitirá ao promissor base norte-americano, representar a equipa principal dos Lakers ou disputar a G League.
Só o futuro nos dirá que espaço, no firmamento das estrelas, poderá vir a estar reservado a estes dois jovens, seguindo as pisadas de seus pais.
Em redor e por dentro do melhor basquetebol do Mundo, com a semente lançada à terra…será aguardar calma e serenamente!

Humberto Gomes
*“Embaixador para a Ética no Desporto”

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.