No Sítio das Fontes teve lugar a oficina do Bonsai

ouvir notícia

O Centro de Interpretação da Natureza do Sítio das Fontes, realizou no passado dia 13 de outubro, domingo, uma Oficina de Bonsai com Espécies Mediterrânicas, utilizando uma arte milenar como forma de promover o gosto pelo uso das espécies mediterrânicas com fins ornamentais e paisagísticos. Uma atividade efetuada pelo município de Lagoa, com a parceria do Clube Bonsai do Algarve.

Um grupo de 15 participantes estiveram presentes na oficina do bonsai, dando os primeiros passos no complexo universo das técnicas de cultivo Bonsai.  A espécie eleita para transmitir os ensinamentos básicos foi a romãzeira. 

“A parte da manhã foi dedicada à parte teórica, relativa à arte e técnicas necessárias a criar os Bonsai e uma introdução aos fundamentos da Sistemática Botânica e ecossistemas mediterrânicos. Durante a parte da tarde, os participantes colocaram em prática algumas técnicas e, por fim, todos levaram para casa uma romãzeira já trabalhada durante a oficina que, com técnica, jeito, paciência e tempo, certamente se transformará num verdadeiro Bonsai”, elucidou a autarquia.

- Publicidade -

Em simultâneo, decorreu uma exposição aberta ao público, constituída por exemplares pertencentes a membros do Clube Bonsai do Algarve. O conjunto de Bonsai  permitiu explicar as origens e as principais técnicas envolvidas na obtenção de verdadeiras obras de arte vivas, muitas delas de espécies da nossa flora autóctone.

“A vinha, o olival, o montado, o amendoal e outros pomares de sequeiro, de entre variadas formas ancestrais e sustentáveis de uso do território, são, incontornavelmente, parte de uma paisagem de que nos devemos orgulhar, acarinhar e desenvolver, e que deverá fazer parte daquilo que nos define como algarvios, portugueses e mediterrânicos. O uso das espécies autóctones, adaptadas às nossas condições de clima, solo e paisagem, bem como das que se identificam com a nossa cultura, com fins ornamentais e paisagísticos podem ajudar a explicar quem somos, ainda que através de uma arte que nos chega do oriente”, referiu o município.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.