Nova aplicação promove vinhos regionais e enoturismo

Créditos fotográficos: Vico Ughetto // CVA
Créditos fotográficos: Vico Ughetto // CVA

A Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) tem uma nova aplicação que funciona como guia enoturístico da região do Algarve. A aplicação foi apresentada, na semana passada, durante a BTL de Lisboa, em sintonia com o Plano de Ação para o Enoturismo, apresentado pelo Turismo de Portugal, que traça a linha orientadora para o setor da gastronomia e vinhos, no âmbito da Estratégia Turismo 2027.

O presidente da CVA, Carlos Gracias, apresentou, no stand do Turismo do Algarve, esta aplicação para smartphones (APP), que visa “contribuir de forma inovadora, apelativa e prática, para a promoção enoturística da região vitivinícola do Algarve”.

Conforme também foi referido pelo moderador – o jornalista Paulo Salvador – na apresentação do plano de ação, “o enoturismo é mais do que visitar umas quintas e provar vinhos”. Por isso, a nova aplicação da CVA pretende fornecer “um conjunto de informações que vão para além da listagem e geolocalização dos seus produtores, fornecendo informações complementares das suas diversas valências disponíveis para os visitantes e, também, alargando esta informação à restante economia da região, identificando os restaurantes com vinhos do Algarve na carta ou quais os locais de compra mais próximos”.

O presidente da CVA, Carlos Gracias, destaca que a nova aplicação visa “contribuir de forma inovadora, apelativa e prática, para a promoção enoturística da região vitivinícola do Algarve” (Créditos fotográficos – Vico Ughetto/CVA)

Ainda de acordo com a CVA, estas informações de localização são georreferenciadas, permitindo uma fácil consulta no mapa, estando também disponível no menu outras opções, relacionadas com notícias e eventos associados ao setor dos vinhos ou que a ele se associem, tanto ao nível de espetáculos como outro tipo de atividades.

“Desta forma, a APP funciona como um bom exemplo promotor da economia circular no Algarve, interligando vários agentes económicos de outros setores com a gastronomia e vinhos, ativos estratégicos identificados pelo Turismo de Portugal, para a promoção do destino e capazes de diversificar os mercados emissores e reduzir a sazonalidade, fatores de que o Algarve tanto precisa e que têm agora o contributo desta APP”, salienta Carlos Gracias.

A aplicação é de descarga gratuita, em ambas as plataformas Android e IOS, estando a CVA a atualizar de forma regular os conteúdos inseridos, quer através de pesquisa própria, quer de contributos de informações fornecidas, de locais de compra ou consumo de vinhos do Algarve.

ncouto

ncouto

Jornalista. Carteira Profissional - 3143-A
Portugal

Adiconar comentário

Carregue aqui para comentar

Comentar

Tamanho da Fonte
Contraste