Nova carta de Sócrates. “O sistema vive da cobardia dos políticos”

ouvir notícia

.

Na quarta vez que fala publicamente desde que há dez dias está detido em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora, José Sócrates enviou uma carta ao Diário de Notícias, criticando o “sistema de cobardia dos políticos”.

Escreve Sócrates: “O sistema vive da cobardia dos políticos, da cumplicidade de alguns jornalistas, do cinismo dos professores de Direito e do desprezo que as pessoas decentes têm por tudo isto. De resto, basta-lhes dizer: “Deixem a justiça funcionar”.

Na carta manuscrita a tinta vermelha, por diversas vezes rasurada e com três páginas, Sócrates comenta:”Prende-se principalmente para despersonalizar. Não, já não és um cidadão face às instituições, és um “recluso” que enfrenta as “autoridades”: a tua palavra já não vale o mesmo que a nossa. Mais do que tudo – prende-se para calar”.

- Publicidade -

E acrescenta: “E – suprema perfídia – invoca-se, para assim proceder, as regras do Direito, a legitimidade da democracia. “As instituições estão a funcionar.”

No dia em que a carta chegou ao DN, o Supremo Tribunal de Justiça recusou o pedido de Habeas Corpus, revelando no acórdão que o o ex-primeiro ministro também está indiciado por corrupção ativa, sendo suspeito de ter oferecido vantagens financeiras a determinadas pessoas já depois de ter exercido o cargo de primeiro-ministro.

O acórdão do Supremo remete para documentos relevantes, entre os quais o mandado de detenção contra Sócrates e o despacho do juiz de instrução sobre medidas de coação. Nos dois documentos é referido que o ex-primeiro-ministro está indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais, corrupção passiva para ato ilícito, corrupção passiva para ato lícito e corrupção ativa.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.