Nova espécie de esponja descoberta nas montanhas submarinas do Gorringe

ouvir notícia

Exemplares da Sympagella delauzei nas encostas do Gorringe

Banco submarino localizado a cerca de 300 quilómetros do Cabo da São Vicente continua a revelar segredos até agora desconhecidos. A descoberta foi feita por investigadores franceses, canadianos e espanhóis

Domingos Viegas

Um grupo internacional de investigadores descobriu uma nova espécie de esponja cristal nas encostas das montanhas submarinas de Gorringe, localizadas no Atlântico português e a cerca de 300 quilómetros do Cabo de São Vicente (Sagres), bem como em duas zonas do Mediterrâneo (desfiladeiros da Córsega e montanhas submarinas do Mar de Aborán).

- Publicidade -

Os cientistas deram o nome de Sympagella delauzei a esta nova espécie de esponja cristal (hexactinélida), que mede entre 8 e 14 centímetros, incluindo o pedúnculo, e que se encontra em profundidades entre 350 e 500 metros.

As montanhas de Gorringe, localizadas a cerca de 160 milhas náuticas (menos de 300 quilómetros) do Cabo de São Vicente, são consideradas uma das zonas submarinas mais importantes e com maior diversidade ambiental da Europa. Os cumes estão a cerca de 30 metros da superfície e a sua base encontra-se a mais de 5 mil metros de profundidade.

“O Banco de Gorringe é único pela sua enorme biodiversidade, com espécies próprias do Atlântico e do Mediterrâneo, de superfície e de grandes profundidades. Trata-se de uma das joias submarinas de Portugal e de todo o Atlântico Nordeste, ainda que pouco conhecida do grande público”, explicou recentemente Ricardo Aguilar, investigador da Oceana, organização internacional de proteção dos oceanos, que também integrou a equipa de investigadores que fez a descoberta…

…(reportagem completa na edição impressa do Jornal do Algarve, que está nas bancas a partir desta quinta-feira)

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.