CIÊNCIA & TECNOLOGIA ÚLTIMAS

Nova espécie de esponja descoberta nas montanhas submarinas do Gorringe

Exemplares da Sympagella delauzei nas encostas do Gorringe
Exemplares da Sympagella delauzei nas encostas do Gorringe
Exemplares da Sympagella delauzei nas encostas do Gorringe

Banco submarino localizado a cerca de 300 quilómetros do Cabo da São Vicente continua a revelar segredos até agora desconhecidos. A descoberta foi feita por investigadores franceses, canadianos e espanhóis

Domingos Viegas

Um grupo internacional de investigadores descobriu uma nova espécie de esponja cristal nas encostas das montanhas submarinas de Gorringe, localizadas no Atlântico português e a cerca de 300 quilómetros do Cabo de São Vicente (Sagres), bem como em duas zonas do Mediterrâneo (desfiladeiros da Córsega e montanhas submarinas do Mar de Aborán).

Os cientistas deram o nome de Sympagella delauzei a esta nova espécie de esponja cristal (hexactinélida), que mede entre 8 e 14 centímetros, incluindo o pedúnculo, e que se encontra em profundidades entre 350 e 500 metros.

As montanhas de Gorringe, localizadas a cerca de 160 milhas náuticas (menos de 300 quilómetros) do Cabo de São Vicente, são consideradas uma das zonas submarinas mais importantes e com maior diversidade ambiental da Europa. Os cumes estão a cerca de 30 metros da superfície e a sua base encontra-se a mais de 5 mil metros de profundidade.

“O Banco de Gorringe é único pela sua enorme biodiversidade, com espécies próprias do Atlântico e do Mediterrâneo, de superfície e de grandes profundidades. Trata-se de uma das joias submarinas de Portugal e de todo o Atlântico Nordeste, ainda que pouco conhecida do grande público”, explicou recentemente Ricardo Aguilar, investigador da Oceana, organização internacional de proteção dos oceanos, que também integrou a equipa de investigadores que fez a descoberta…

…(reportagem completa na edição impressa do Jornal do Algarve, que está nas bancas a partir desta quinta-feira)

.

.

PUB
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste