Nova Iorque e costa este dos EUA defendem-se de “nevasca letal”

ouvir notícia

A tempestade de neve que começou a formar-se ao longo desta segunda-feira e que ganhou intensidade pouco antes da meia-noite (4h em Lisboa), está a afetar uma área da costa este dos Estados Unidos, onde residem cerca de 29 milhões de pessoas.

O serviço nacional de meteorologia adverte para a possibilidade de ocorrência de uma “nevasca letal”, com a neve a poder atingir os 76 cm em algumas regiões e a cair a um ritmo de até cerca de um centímetro por hora. As previsões apontam para que a tempestade de neve possa prolongar-se até às 16h desta terça-feira (10h locais).

- Publicidade -

Em sete estados, de Nova Iorque até ao Maine, na fronteira com o Canadá, foi declarada situação de emergência total ou regional.

“Por favor, fiquem em casa”, apelou o governador de New Jersey, Chris Christie, que deu instruções para que os funcionários públicos – excetuando os responsáveis por serviços essenciais – não trabalhassem entre o meio da tarde de segunda-feira até ao início de quarta.

As cidades de Nova Iorque e Boston encontram-se entre as zonas mais afetadas. Funcionários públicos saíram segunda-feira mais cedo dos seus trabalhos, de modo a poderem refugiar-se nas suas casas. Em treze condados de Nova Iorque, entre os quais o da cidade de Nova Iorque e Long Island, foi proibida a circulação de todos os veículos, excetuando as viaturas de emergência, com os infratores a poderem ser punidos com uma multa de 300 dólares (267 euros).

“Se estiver no seu carro em qualquer estrada, seja numa cidade ou numa vila, não interessa, após as 23h, estará tecnicamente a cometer um crime”, avisou o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo. “Poderá ser um assunto de vida ou de morte, por isso solicita-se precaução”, acrescentou.

Nações Unidas deram folga aos funcionários

Muitas escolas da costa este – entre as quais as da cidade de Nova Iorque, que são frequentadas por um milhão de estudantes – foram encerradas, assim como inúmeras empresas. Também o metropolitano, pontes e estradas da cidade estão encerrados desde segunda-feira. O edifício-sede das Nações Unidas está fechado e foi dada folga a todos os seus funcionários. A previsão é de que os ventos possam chegar aos 88 km/h.

Mais de 10 centímetros de neve já tinham caído no Central Park, esta terça-feira de manhã, e perto do dobro em algumas zonas de Long Island.

Entretanto, em Boston, no aeroporto Nantucket Memorial foram registados ventos de cerca de 113 km/h.

Desde segunda-feira já foram canceladas cerca de 6700 ligações aéreas cujas partidas e chegadas estavam previstas para aeroportos do nordeste dos Estados Unidos.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.