Novas regras para o espaço público da Avenida da República

ouvir notícia

As esplanadas em madeira passaram a ser autorizadas e vários restaurantes já aderiram à "moda"

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António já aprovou um novo plano que define novas regras para a ocupação do espaço público na Avenida da República, o qual, entre outras novidades, passa a autorizar as esplanadas constituídas por estruturas em madeira (estrados).

Este tipo de esplanada chegou a levantar alguma polémica há vários meses, quando um dos restaurantes avançou com uma destas estruturas, a qual seria embargada pela autarquia por falta de licenciamento. A referida esplanada acabou por ser reconstruída já que, agora, o novo plano passou a definir a salvaguarda de uma área de passeio para os peões e as estruturas também podem ocupar a zona de estacionamento da referida avenida, além de parte do passeio.

“Fomos contactados por um grupo de comerciantes da frente ribeirinha que pediu à Câmara para que tivesse atenção à localização estratégica dos estabelecimentos, principalmente de restauração, e à vista fantástica que temos na marginal. Elaborámos um plano e este está a ser implementado”, explicou Luís Gomes, garantindo que, agora, “qualquer restaurante pode criar uma esplanada igual à que já lá está instalada”.

- Publicidade -

Confrontado com a questão de o plano retirar lugares de estacionamento, o autarca recordou que a Câmara passou a disponibilizar para o uso público toda a zona de estacionamento que era exclusiva para viaturas do Município e recordou que “continuam a existir bolsas de estacionamento nas extremidades da cidade” e que a autarquia “pretende criar um silo de estacionamento, precisamente para colocar mais lugares à disposição de quem pretende estacionar”.

Entretanto, também já foi lançado o concurso para a criação de dois espaços de lazer (quiosque/bar com esplanada), que ficarão instalados na zona de jardim da Avenida da República.

“O novo plano pretende dar vida a toda a marginal do Guadiana, com atividades de lazer, sobretudo para a noite e para o usufruto do contacto com o rio. A nossa ideia é requalificar, proporcionando novos usos e novas localizações numa área que necessita de ser revitalizada”, explicou Luís Gomes.

Domingos Viegas

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.