Nove ex-gestores do BCP multados em 4 milhões

ouvir notícia

Jardim Gonçalves, fundador do banco, foi condenado a pagar a multa mais elevada, no valor de um milhão de euros.

A CMVM aplicou coimas a nove ex-administradores do BCP, por prestação de informação falsa ao mercado, e inibiu da actividade bancária oito deles pelo máximo de cinco anos.

A informação foi prestada à agência Lusa por uma fonte próxima do processo que foi colocado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

- Publicidade -

Jardim Gonçalves, antigo presidente, recebeu uma multa de um milhão de euros, a mais elevada, seguido por António Rodrigues (900 mil euros), ex-administrador financeiro, e por Filipe Pinhal, que foi administrador (e presidente durante um curto período), cuja coima ascendeu a 800 mil euros.

Os três antigos altos quadros do BCP ficaram com cinco anos de inibição de exercer actividade bancária.

Seguiram-se-lhes os antigos administradores Christopher de Beck (650 mil euros e quatro anos de inibição), António Castro Henriques (250 mil euros e dois anos de inibição), Alípio Dias (200 mil euros e um ano de inibição) e Paulo Teixeira Pinto – antigo presidente – (200 mil euros e um ano de inibição).

Já Filipe Abecassis recebeu uma coima de 250 mil euros e três anos de inibição, ao passo que Luís Gomes foi multado em 75 mil euros, mas não foi punido com a inibição para exercer a actividade bancária.

A CMVM (a exemplo do Banco de Portugal) acusou, além do próprio BCP, os três antigos presidentes do banco – Jardim Gonçalves, Paulo Teixeira Pinto e Filipe Pinhal – os ex-administradores António Rodrigues, Alípio Dias, António Castro Henriques e Christopher de Beck e dois altos quadros do BCP, Luís Gomes e Filipe Abecassis.

A mesma fonte próxima do processo disse à Lusa que “as acusações remontam a um período entre 2002 e 2007”, sendo que “as acusações de manipulação de cotações e de dolo [por causa do recebimento de prémios indevidos e da manipulação de mercado] não foram provadas”.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.