Novo centro comercial: Ambientalistas e comércio local ameaçam recorrer aos tribunais

ouvir notícia

O Alma Plaza Lifestyle está projetado para o sítio das Pereiras, perto de Almancil, no concelho de Loulé

Em causa a construção do centro comercial Alma Plaza Lifestyle Almancil. Alegam destruição de sobreiros e impactes negativos na economia local

Domingos Viegas

As associações ambientalistas Almargem e Quercus, bem como a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), estas duas últimas em conjunto, solicitaram à Agência Portuguesa do Ambiente para emitir uma declaração de impacte ambiental desfavorável para o conjunto comercial Alma Plaza Lifestyle, que está projetado para Almancil.

- Publicidade -

A Quercus e a ACRAL já garantiram mesmo que irão avaliar juridicamente o processo para ponderar o recurso a uma ação popular, no caso de que o projeto tenha luz verde para avançar.

A consulta pública sobre o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto terminou no passado dia 2 e, nos pareceres apresentados, as três associações alegam que a construção do futuro centro comercial irá destruir “um valioso povoamento de sobreiros” e uma mancha verde integrada num dos Corredores Ecológicos Costeiros (CEC) previstos na Estrutura Regional de Proteção e Valorização Ambiental do PROTAL…

…(texto completo na edição impressa e semanal do Jornal do Algarve, que está nas bancas desde quinta-feira)

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.