Novo clube de Faro aposta na ginástica de competição

ouvir notícia

(clique na imagem para ampliar)

Menos de cinco meses de vida, cerca de meia centena de praticantes e a vontade de promover as diversas modalidades de ginástica no concelho e na região. Clube Educativo e Desportivo de Faro (CEDF) tem as modalidades de trampolins, ginástica de formação, rítmica e zumba, mas pretende ampliar a sua “oferta” a outras disciplinas

DOMINGOS VIEGAS

O Clube Educativo e Desportivo de Faro (CEDF) nasceu em dezembro do ano passado, com o objetivo de contribuir para divulgar a ginástica na região. Atualmente já tem cerca de meia centena de praticantes, divididos entre a modalidade de trampolins, 16 ginastas na competição e dez na formação, e a chamada ginástica para todos, com cerca de 20 ginastas distribuídos pelas variantes de ginástica de formação para crianças, rítmica, manutenção e zumba.

- Publicidade -

A nova coletividade reúne praticantes de todas as idades, a partir dos cinco anos, incluído adultos (cerca de uma dezena de ginastas). Os praticantes das modalidades de ginástica rítmica e zumba treinam no pavilhão desportivo da escola EB 2,3 Dr. José de Jesus Neves Júnior, em Faro. As classes de trampolins (iniciação e competição) e a ginástica formativa de crianças funciona no pavilhão desportivo da escola EB 2,3 Poeta Emiliano da Costa, em Estoi, onde o clube possui, ainda, o denominado Gabinete de Bem Estar e Saúde, para adultos e em parceria com outra entidade.

“A fundação deste clube surgiu das necessidades de um grupo de ginastas, dos seus pais, e do treinador, que não se reviam no projeto em que estavam inseridos noutro clube”, explica a presidente, Elisabete Varges. Assim, em dezembro nascia o CEDF, por proposta do treinador Hugo Cecília, apoiado por um conjunto de pais e amigos, que agora fazem parte dos órgãos sociais da nova coletividade.

“O treinador Hugo Cecília tem provas dadas ao longo dos seus anos de trabalho, a sua forma de encarar a formação pessoal e social dos ginastas e os seus métodos de treino desportivo agradam aos ginastas, e às suas famílias, e estas são decisivas no acompanhamento que dão aos seus filhos na vertente da sua formação desportiva”, frisa Elisabete Varges.

A Câmara Municipal de Faro tem apoiado o clube desde a sua fundação, através da cedência de instalações desportivas para os treinos e de transporte para competições. “Esta parceria tem sido fundamental para a vida deste recém-criado clube”, sublinha aquela responsável.

A direção do CEDF pretende contribuir para divulgar a ginástica em Faro, e na região algarvia, bem como “criar condições próximas do ideal para a prática das diferentes disciplinas da ginástica”, explica Elisabete Varges.

“A criação de um espaço próprio é também um objetivo a longo prazo que esta direção pretende alcançar. Além dos trampolins, nas vertentes de formação e competição, gostaríamos de ampliar a outras disciplinas, como a ginástica rítmica, entre outras”, acrescenta.

O novo clube pretende aumentar o número de praticantes de ginástica no concelho e, consequentemente, na região, e promover eventos para cativar novos ginastas. “Temos também o desejo de criar, em parceria com outras entidades, projetos de férias desportivas que levem a ginástica aos mais pequenos, como forma saudável de contribuir para o seu crescimento”, revela Elisabete Varges.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.